SOME - Proposta Pedagógica

Referencial Teórico Curricular

É de fundamental importância definir e documentar um projeto educacional que apresente em seus pressupostos teóricos e em sua proposta curricular a coerência e a consistência para o desenvolvimento do trabalho educativo, conferindo ao educador as condições para a compreensão e observação dos fenômenos envolvidos nas relações de aprendizagem.
Assim, sem pretender esgotar conteúdos e oferecer receitas, o presente documento apresenta-se enquanto tradução de posições e conhecimentos em constante construção.
(Leia o documento na íntegra, aqui.)

Proposta de Atendimento Pedagógico do SOME

Nossa proposta é oferecer condições para a progressão dos processos voltados para a construção de conhecimentos pedagógicos no atendimento a professores e equipes diretivas, com vistas ao fortalecimento e inovação de uma prática educativa coerente com as concepções de educação eleitas pela instituição.
Abrange assuntos que contribuem para a formação de equipes, compreensão das teorias implícitas traduzidas em didáticas e metodologias para o desenvolvimento de ações educativas, como também aborda as questões que envolvem a avaliação em diferentes dimensões.
Para tanto, valorizamos as pessoas e o conhecimento prévio, estimulamos a conquista do pensamento autônomo e independente, damos ênfase aos processos participativos e total importância aos processos de construção de novos conhecimentos.
(Leia o documento na íntegra, aqui.)