Cursos Extracurriculares

Mais que o ensino de conteúdos disciplinares considerados universais, que estariam desenvolvendo habilidades iguais para todos, o mundo contemporâneo demanda necessidades formativas diferentes. Ao ideal de homem mecanizado da sociedade industrial, o sujeito contemporâneo demanda uma formação na qual seja possível o design de recortes particulares, que respeitem suas particularidades. O pensamento que têm que desenvolver é interdisciplinar e complexo, para lidar com realidades tamb ém complexas.

Diante desta demanda, a melhor oferta para alunos talentosos, é a de atividades de enriquecimento, numa base extracurricular, que permitem maior flexibilidade, que o aluno trabalhe no seu próprio ritmo, por não estarem comprometidas com currículos pré-fixados. Do ponto de vista dos relacionamentos, permitem maior intercâmbio interpessoal, seja com os pares do próprio curso especial, seja com os da sala de aula comum, onde os alunos são mantidos, permitindo maior integração. As atividades extracurriculares são organizadas de modo a oferecer uma gama bastante variada de opções, para que cada criança experimente as possibilidades, identificando-se com as que correspondem aos seus desejos e habilidades.

Os cursos são agrupados em duas áreas – Tecnologia e Humanidades. Seu objetivo é estimular os potenciais das crianças e encorajá-las para que usem seus recursos de modo criativo, respeitando seu próprio ritmo e adquirindo critérios pessoais de avaliação.

Os cursos de Tecnologia ajudam as crianças a familiarizar-se com os avanços tecnológicos, por meio de atividades desafiadoras, para lidar com o meio de forma participativa. Os cursos de Humanidades têm como pano de fundo o desenvolvimento pessoal dos alunos, o equilíbrio entre habilidade e desejo, num enfoque predominantemente psicológico. Abordam situações do dia a dia, para que crianças e adolescentes considerem como são afetadas por elas, explorando vários modos de expressão, a criatividade, a liderança e o pensamento crítico.
Os cursos de 2004 são:

“Animação”: 
Neste curso o aluno aprende a produzir um filme de animação, utilizando várias técnicas, como desenho animado, animação com massinha, bonecos, areia, pixilation, elaborando desde a criação da história, do roteiro, desenvolvimento das personagens, cenários, filmagem, edi ção, efeitos especiais e efeitos sonoros.

“Gibi Eletrônico”: 
O objetivo deste curso é a criação de um gibi eletrônico. O aluno aprende a desenvolver seu próprio gibi, desde a invenção da história e dos personagens até a diagramação eletrônica, produzida em um software de animação com ferramentas de desenho e efeitos audiovisuais.

“Computação Gráfica”: 
Este curso ensina a manipular imagens digitais a partir de figuras e fotografias. O aluno aprende a transformar figuras e fotos, aplicando filtros de estilizacão, distorção, iluminação; redimensionar; rotacionar, inclinando, controlando o seu brilho e contraste, regulando seus níveis e curvas. Fundindo estas figuras, o aluno cria sua imagem final.

“Criatividade nas mil e uma histórias”: 
O que a criação de um texto, de uma pintura, desenho, escultura, colagem ou uma música podem nos contar? O que gostaríamos de falar com a expressão artística? Esse curso explora as formas de comunicação que o recurso artístico pode nos proporcionar, promovendo o conhecimento que o aluno possa ter de si próprio e do outro, pela expressão, comunicação e identificação de sentimentos e comportamentos, facilitando o relacionamento interpessoal.

“Brincando com Ciência e Arte”: 
O objetivo é dar ao aluno a oportunidade de descobrir a arte e a ciência como interligadas. O aluno é envolvido no processo de investigação científica e do fazer artístico, através de desafios apresentados a ele, para que encontre, da sua maneira, as possíveis soluções, com liberdade de imaginação. O processo visa estimular e desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento abstrato, a coordenação motora e a autoconfiança, favorecendo a habilidade de pensar e criar.

“Mundo Encantado dos Bonecos”: 
Esse curso tem como proposta dar a oportunidade para que o aluno entre em contato com as várias possibilidades de confeccionar um boneco: fantoche, marionete, boneco de papel machê. Individualmente, o aluno cria o próprio boneco, com suas características; em grupo, elabora e monta uma peça, com cenário, roteiro e personagens.

“Robótica”: 
O objetivo deste curso é estimular o raciocínio lógico do aluno, desenvolvendo montagens com Lego, experimentando cientificamente alguns princípios físicos ligados às relações entre for ça, distância e tempo.

“Design Gráfico”: 
O objetivo deste curso é ensinar uma ferramenta de design gráfico. O aluno desenvolverá um projeto de design, desde a criação de objetos vetoriais, desenhos com linhas, tipo de preenchimento, criação de sombras, criação de objetos espelhados, deformações por curvaturas e trabalhos com textos, at é a elaboração de peças publicitárias.