Luis Henrique Pimentel Bennaton Usier, aluno da 3ª série do Objetivo São José dos Campos, conquistou medalha de bronze na 21ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada de 11 a 18 de julho em Changwon (Coreia). Participaram do torneio mais de 240 estudantes de 60 países.
É recente a participação do Brasil no mundial – apenas cinco anos –, mas a cada edição, os estudantes somam importantes conquistas. Em 2010, a delegação brasileira, formada por quatro estudantes, obteve o maior número de medalhas entre todos os países ibero-americanos.
“Essa Olimpíada é de altíssimo nível, e nosso aluno destacou-se em todas as fases classificatórias”, comenta Nuricel Aguilera Villalonga, coordenadora pedagógica do Objetivo.
Antes de se classificar para o Mundial, Luis Henrique testou seus conhecimentos em três diferentes fases, organizadas pela Olimpíada Brasileira de Biologia, competindo com mais de 10 mil alunos, de 400 escolas.
O preparo para encarar esse desafio foi intenso, e Luis Henrique pôde contar com todo o suporte do Objetivo, que ofereceu um curso específico com aulas teóricas e práticas. Algumas atividades também foram desenvolvidas nos laboratórios da Universidade Paulista, campus São José, além de muito estudo em casa, o que colaborou ainda mais para garantir um bom desempenho.
O curioso é que Luis Henrique nunca gostou muito de estudar Biologia. “Biologia sempre foi a matéria em que eu menos ia bem, mas adoro participar de olimpíadas, então, aceitei o desafio. Preparei-me muito para a IBO”, afirma o estudante, que também soma outra importante conquista: o primeiro lugar no Fuvestão, simulado aberto organizado pelo Objetivo, elaborado nos moldes da primeira fase da Fuvest.