Matheus Teixeira Przewalla, aluno do Objetivo Pinheiros, é destaque na natação


Matheus Teixeira Przewalla, aluno do Objetivo Pinheiros, é destaque na natação

Matheus Teixeira Przewalla, 16 anos, foi um dos principais nomes dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, modalidade natação, torneio que começou em 20 de junho, em São Caetano. Competindo na categoria sub 17 (nascidos a partir de 2005), conquistou medalhas de ouro nos 100m e 200m peito, e de prata nos 200m medley.

Aluno da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Pinheiros, participou da seletiva estadual (etapa inicial), que classifica os primeiros colocados de cada prova para a fase nacional e para o mundial.

“Fiquei muito contente com meus resultados, considerando que essa competição não estava no meu planejamento de treino e é a primeira vez que participo dos Jogos Escolares. Consegui administrar muito bem e, agora, aguardo a lista de convocados, ainda sem data”, comemora.

Matheus tem em seu currículo importantes conquistas, como os títulos brasileiro e paulista de 2021 nos 100 e 200m peito, na categoria até 16 anos. Por conta dos resultados, foi convidado pelo Esporte Clube Pinheiros. “Treino todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, tanto na piscina quanto na musculação. Têm alguns dias que acordo às quatro da manhã e treino antes da aula.”

Atualmente, o nadador se prepara para o Campeonato Brasileiro Júnior (até 17 anos) que será realizado em julho, em Salvador. “Meu objetivo é conseguir participar da seleção brasileira, chegar às olimpíadas e participar de um campeonato mundial.”

Ele conta que começou a nadar ainda bebê, aos oito meses, quando o pai começou a ensiná-lo. Conforme foi evoluindo, entrou em uma academia de natação aos 3 anos de idade; aos 7, já participava de competições para nadadores não federados pela Associação Regional de Natação (ARN). Mas o jovem sempre quis ir além e entrou no Tênis Clube de Campinas em 2017.

“Treinei duro todos esses anos, inclusive na pandemia, durante o período em que os clubes permaneceram fechados. Foi nessa época que decidi seguir a carreira de nadador, sonhando com uma participação olímpica.”

E está no caminho certo para concretizar sua meta. Parabéns, Matheus, o Colégio Objetivo, seus amigos e professores estão na torcida!