OURO, PRATA E BRONZE! Alunos do Objetivo entre os melhores estudantes de Química na OQSP


Os 120 melhores estudantes de Química do Ensino Médio do estado de São Paulo reuniram-se no anfiteatro da USP, em 11 de junho, para participarem da cerimônia de premiação da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP).

Os alunos do Colégio Objetivo conquistaram 16 medalhas: uma de ouro, quatro de prata e onze de bronze. Um dos destaques da OQSP foi o aluno Alexandre Andrade de Almeida, medalhista de ouro, classificado entre os quatro melhores estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Pelo desempenho, ganhou um prêmio especial em dinheiro.

“As olimpíadas científicas representam não só uma forma de avaliar o meu desempenho como também um estímulo para continuar estudando mais e mais. Ser um aluno olímpico é ir bem nas olimpíadas científicas como também nas aulas da grade curricular”, comenta.

Alexandre começou a se interessar por olimpíadas de Química em 2019 e conta que a participação na OQSP 2022 foi uma superação. “Naquele ano, não passei para a segunda fase, mas não me desestimulou. Na edição seguinte, fiz uma redação que foi qualificada entre as vinte melhores do estado. Passei para a segunda fase, mas não ganhei medalha. Em 2022, fui classificado pela prova seletiva e pela redação. Com a experiência obtida nos anos anteriores, somada à ajuda do professor Carlão para incrementar meus estudos, ganhei ouro.”

Antes da divulgação dos premiados, os finalistas da OQSP tiveram um dia repleto de atividades na USP. Eles participaram de provas de conhecimento e raciocínio, demonstração de experimentos e visita aos laboratórios.

“O nível da prova estava levemente difícil. Com perguntas que abrangeram todas as áreas de Química, desde Eletroquímica até Química Orgânica. O mais difícil foi conciliar o tempo de prova de duas horas e meia com as 24 questões, sendo vinte questões objetivas e quatro questões dissertativas. Utilizando uma boa estratégia eu consegui conciliar esse tempo”, comenta Alexandre.

Parabéns, alunos e professores!!!

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP)

Ouro
Alexandre Andrade de Almeida

Prata
Alex Guan
Erik Ken Sakabe
Igor Bersanetti Gabilondo
Pedro Medeiros Guimarães

Bronze
Amanda de Freitas Oliveira
Ana Clara Mancuzo de Brito
Eric Souza Costa Ribeiro
Gabriel Gomes de Abreu
Gabrielle Magalhães da Silva
Gustavo Domingues Santos
Gustavo Gonçalves Ribeiro
Julia Moreira Cerqueira dos Santos
Juliana Padilha Alves
Larissa Midori Miamura
Letícia Akemi Modesto de Souza