38ª Gincana do Colégio Objetivo: amizade, aprendizado, cultura e muita solidariedade


Há 40 anos, o Colégio Objetivo realiza sua tradicional gincana. Agregar entretenimento, esporte, aprendizado, expressão artística e solidariedade estão entre as propostas da atividade.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram da 38ª Gincana Interna do Colégio Objetivo. Realizada nos meses de março, abril e maio, a atividade, além de cumprir a proposta de integrar estudantes e professores em tarefas culturais e esportivas, também promoveu uma de suas principais metas: praticar a solidariedade. Toneladas de alimentos e produtos de limpeza foram arrecadadas e doadas a instituições sociais de São Paulo.

A gincana envolveu os alunos nos preparativos e execução de tarefas que respeitaram as habilidades e interesses de cada um. Divididos em equipes, eles definiram o planejamento e se organizaram para o dia da grande final, que começou animada com o Show de Entrada, inspirada na Copa do Mundo de Futebol 2022. O desafio foi apresentar, em quatro minutos no máximo, a uma comissão de jurados muito atenta, um show criativo e original sobre a temática.

Durante todo o período, os estudantes tiveram algumas provas semanais a cumprir, como o Saco Surpresa, que consistia em ficar atentos às tarefas-surpresa, sem hora, dia e lugar determinados para acontecer. Em uma delas, foram avisados de que tinham de frequentar as aulas vestindo fantasias, pijama, adereços ou a camisa do time favorito. Ganhavam pontos as equipes cujos componentes fossem caracterizados ao colégio.

Na Tarefa Artística, os estudantes usaram a imaginação na elaboração de uma obra que homenageou o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Com base no poema Os sapos, do escritor Manuel Bandeira, eles criaram um desenho em papel Canson.

Uma das provas mais aguardadas pelos alunos do Colégio Objetivo foi a tarefa científica. Chamada Top Gun – Ases Indomáveis, o desafio era produzir aviões de papel e arremessá-los. Venceu a equipe que mais pontuou nas categorias maior distância e tempo de suspensão no ar. Uma curiosidade: a atividade foi inspirada no Campeonato Mundial de Aviões de Papel, que existe desde 2006, na Áustria.

No Objeclipe, a prova mais tradicional da gincana, os alunos deram um show à parte. Desafiados a dublar um artista ou uma banda famosa dançando uma coreografia, eles soltaram a imaginação e surpreenderam a comissão julgadora. Na prova Show Shuffle Dance, mostraram muita criatividade na elaboração de apresentações que são tendência nas redes sociais de vídeos, como TikTok e Reels do Instagram. Outra tarefa que estimulou as equipes a realizarem muita pesquisa e uma performance sobre a cultura coreana foi o Show K-POP.

Vídeos Relacionados