Encontro Pedagógico possibilita troca de experiências e apresenta novas estratégias de ensino


Professores, coordenadores e gestores de escolas conveniadas ao Sistema de Ensino Objetivo compartilharam boas experiências, reforçaram e vivenciaram possibilidades de atuação em sala de aula no Encontro Pedagógico on-line realizado em 21 de agosto.

Em salas virtuais específicas para cada disciplina, os especialistas que elaboram o material didático do Objetivo desenvolveram uma programação com 38 propostas relacionadas às diferentes áreas do conhecimento.

Um dos cursos desenvolvidos aos docentes da Educação Infantil e do 1.o ano do Ensino Fundamental foi  Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento? Ele foi ministrado aos professores da Educação Infantil e do 1.o ano do Ensino Fundamental. As educadoras Patricia Durães da Silva, Graziela Pires Aquino, Monica de Paiva Reyes Munuera, Katia Aparecida de Oliveira, Cecília de Cássia Montanari, Fernanda Carpena de Azevedo, Aparecida Ferreira Maia Paglarin, Katia Cristina Frigo Pinto, Erika Machado Fonseca e Camila Taveira da Silva discutiram como a criança de 2 a 6 anos constrói o conhecimento e o papel do adulto/professor nesse processo.

Em A arte na Educação Infantil e as novas mídias, as educadoras Gislaine da Costa Cabral e Cintia Akemi apresentaram um novo olhar para a disciplina, explorando novas mídias e suas possibilidades criativas no contexto escolar.

Para os professores de Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental foi proposto o curso Trabalhando a importância da ação pedagógica reflexiva e mediadora na construção de ambientes matemáticos estimulantes. As educadoras Vanessa Gervásio Martin, Taciana de Cássia Rodrigues Vieira eClaudia Maciel propuseram atividades e ações mediadoras que encorajam os estudantes a raciocinar, compartilhar saberes, bem como a utilizar métodos e caminhos próprios na elaboração e resolução do conteúdo.

A ressignificação da prática pedagógica no ensino híbrido, diante da ubiquidade das tecnologias digitais, apresenta uma nova ecologia de aprendizagem. Nesse contexto, o curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes, apresentado pela coordenadora Claudia Santos e pelas professoras Ana Paula Guglielmo e Vânia Warwar Archanjo Moreira, promoveu a reflexão de experiências que visam incentivar no aluno uma postura colaborativa, criativa e com foco na construção do conhecimento.

O tema  Ciências da Natureza – A BNCC e a inclusão das competências  socioemocionais como metas a serem trabalhadas com  os alunos em todas as áreas do conhecimento foi proposto pela coordenadora Lais Lemes Costa e pelas professoras Eliete Elena Arruda Geraldo e Maíra Campos dos Santos Portal Uvo, aos docentes do 2.o ao 5.o ano do Ensino Fundamental. As educadoras abordaram os principais eixos da inteligência emocional, utilizando pontos de vista de diferentes autores e as possibilidades de aplicação e estímulo dessas práticas em sala de aula.

Com foco nos docentes de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental foi elaborado o curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico. Mediado pela coordenadora Ana Paula Campolongo e pelos professores Angelo Antonio Tonelli Távora e Igor de Paula, a proposta foi desenvolver e valorizar a linguagem cartográfica e as representações espaciais presentes no material didático. O assunto é bastante relevante porque trata da necessidade de dialogar com estratégias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem e amplia as potencialidades metodológicas para a explicação dos fenômenos e processos geográficos.

O curso Descomplicando o uso das tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa abordou tópicos para os professores do 6.o ao 9.o ano do Ensino Fundamental potencializarem atividades e proporcionarem aos alunos uma aprendizagem pautada nas competências essenciais do século XXI. A aula foi ministrada pelo coordenador Júlio Michelato e pelos educadores Murilo Marques e Isabella Garcia.

Os docentes de Ciência do 6.o ao 9.o ano do Ensino Fundamental discutiram o tema Como as pessoas aprendem e as transformações que a vida moderna está fazendo em nossos esqueletos. O coordenadorJosé Alencar Gomes da Silva e os professores Luana Cristina Silva Barros, Vania Regina Mordente e Patrícia Pardini discutiram processos cognitivos referentes à decodificação e transmissão de informações pelos neurônios, suas funções e comportamentos; a estrutura óssea dos seres vivos, principalmente dos humanos, e suas possíveis causas.

As olimpíadas científicas são competições cuja proposta é incentivar os estudantes a seguirem as carreiras científicas e tecnológicas, bem como a encontrar talentos nas diversas áreas do conhecimento. No curso Olimpíadas e maratonas de programação, os docentes do 6.o ao 9.o ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio conheceram um pouco mais da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Na ocasião, o coordenador Esmeraldo Caniloi e o professor Roberto Silva também discutiram conceitos básicos da área e forneceram dicas das linguagens C++ e Python. Eles também sugeriram algumas práticas pedagógicas, como minimaratonas de programação.

Um dos cursos oferecidos aos docentes do Ensino Médio foi Itinerários formativos de Língua Portuguesa: adaptações, flexibilidade e desenvolvimento contínuo. O coordenador Nelson Dutra e a professora Paula Nogueira apresentaram as propostas de Itinerários formativos para a 1.a  série do Ensino Médio e formas de aplicação, dicas e soluções para aulas on-line.

A tecnologia como apoio didático e olhar que a filosofia e a sociologia debruçam sobre as questões da tecnologia nortearam as discussões do curso Sociologia, filosofia e tecnologia: caminhos e reflexões. Os homens inventam as ferramentas e as ferramentas reinventam os homens, apresentado pelos professores José Maurício Fonzaghi Mazzuco e Keila Sanches.

Em História em 2021: desafios e perspectivas – o Novo Ensino Médio e o apoio para as Olimpíadas de História, o coordenador Daily de Matos Oliveira e os professores Ricardo Di Carlo e Guilherme Garcia Osanai analisaram as relações didáticas das aulas híbridas, esclarecendo as abordagens presentes no material didático.

O curso A tecnologia e os conhecimentos linguísticos ampliou o conhecimento da língua inglesa utilizando as ferramentas eletrônicas. Os professores Antonio Claudio Marques e Amanda Morais e Moraes apresentaram orientações e sugestões para um enriquecimento pedagógico dos docentes do Ensino Médio.

O curso Coordenação em foco trouxe uma visão geral do trabalho do coordenador no desenvolvimento escolar. Ele abordou a importância da rotina, das atividades formativas e do projeto de gestão da aprendizagem, de forma ativa, dinâmica e atualizada, considerando o novo contexto educacional. Com mediação das educadoras Monica Souza, Flori Jane Spósito, Cassia Barreto e Fabiana Costa, o encontro reuniu coordenadores da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Nessa edição do Encontro Pedagógico on-line, também foram desenvolvidas palestras voltadas aos gestores a respeito de questões relevantes da atualidade. Os temas propostos foram: Ensino híbrido - experiências e possibilidadesGestão escolar eficaz em tempos de criseOnde estamos e para onde vamos? e Crescer dói. Mas vai valer a pena!, apresentados, respectivamente, pelos professores Sonia Bercito, Leandro Mariano Pereira e Silvia Helena Hernandes.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram desse Encontro poderão inscrever-se novamente em outros cursos e oficinas nas próximas edições do evento. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou neste link.

Com a palavra, os educadores...

“O curso está sendo enriquecedor. Contribuirá muito com minha prática.”
Cinara Aparecida Kassem Silva, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Colégio Objetivo de Maringá (PR) - curso Coordenação em foco.

“Compartilhar saberes enriquece a prática.”
Patricia Imbraim Bocchino, coordenadora do Ensino Fundamental, Objetivo Cubatão (SP) - curso Coordenação em foco.

“Excelente encontro! Não vejo a hora de voltar à experiência presencial. A palestra que mais me tocou foi a da Cássia, sobre a construção da rotina, fato tão importante e quase impossível, mas que vou me esforçar muito para montar seguindo as orientações que recebi nesta manhã. Muito obrigada por tudo!”
Laice Beatriz Ferreira Camollez, coordenadora Educacional do Colégio Objetivo Prime, São Bernardo do Campo (SP) - curso Coordenação em foco.

“Foi gratificante, abriu a mente para as novas realidades.”
Caroline Ramos da Costa Ribeiro, professora Ciências Ensino Fundamental II, Colégio Balbina Ribeiro Soares, Passa Quatro (Minas Gerais) - curso Coordenação em foco.

“Sempre é muito bom participar dos Encontros Pedagógicos promovidos pelo Objetivo. Muita gratidão, sempre!”
Rosemary Moreira Couto e Coura, Diretora do Sepro - Sistema de Ensino, Itabira (Minas Gerais) - curso Coordenação em foco.

“Palestra muito boa, sempre um prazer ouvir Sonia Bercito dividindo seus conhecimentos. Adorei.”
Silvia Maria Tanus Saba, professora do Ensino Fundamental 1 do Colégio Objetivo Alphaville, Santana de Parnaíba (SP) - palestra Ensino híbrido -experiências e possibilidades.

“Excelente palestra com boas instruções para a condução do ensino aprendizagem.”
Gilmar Vieira da Silva, supervisor pedagógico do Colégio Salesiano Dom Bosco Campo Grande (MS) - palestra Ensino híbrido - experiências e possibilidades.

“Ótimo curso para reflexão da realidade que se aproxima!”
Débora Cristina Cunha Branco, orientadora Educacional do Colégio Destaque Objetivo Fronteira (Minas Gerais) - palestra Ensino híbrido - experiências e possibilidades.

“Ótimo palestra! Obrigada por nos proporcionar momentos como esse. Parabéns a toda a equipe!”
Debora Marcilene Rossi, coordenadora do São Francisco de Assis - Objetivo JB, José Bonifácio (SP) - palestra Ensino híbrido - experiências e possibilidades.

“O Assunto sobre as várias responsabilidades dos gestores é bem ampla e bem importante no ambiente escolar. É importante sempre estar repertoriando as nossas angústias e necessidades.”
Sônia Aparecida Martins Alves Faganello, professora e coordenadora do Ensino Médio, Colégio São Pedro - Sistema Objetivo de Tupã (SP) - palestra Gestão escolar eficaz em tempos de crise. Onde estamos e para onde vamos?

“Parabéns pela iniciativa deste curso com palestra produtiva e significativa. Poderia ter sempre porque nos auxilia muito em nossa rotina.”
Vasti Alves Batista, diretora pedagógica da Escola Princípios, Barra do Garças (MT) - palestra Gestão escolar eficaz em tempos de crise. Onde estamos e para onde vamos?

“Gostei muito do encontro. Os gestores de uma escola, principalmente nos dias atuais estão passando por grandes demandas. Aqui na nossa escola temos o hábito de dar o feedback constantemente para os nossos funcionários. Estamos investindo bastante em tecnologia.”
Adiraci Dourado Soares de Oliveira, gestora do Centro Educacional Castro Alves, Diadema (SP) - palestra Gestão escolar eficaz em tempos de crise. Onde estamos e para onde vamos?

“O tema desta palestra foi muito pontual: as atuais necessidades do momento em que vivemos. Obrigada.”
Susie Christine de Souza Xarrua, coordenadora pedagógica do IEIEF Lila Assis, Campo Limpo Paulista (SP) - palestra Crescer dói. Mas vai valer a pena!

“Colocações perfeitas durante toda a palestra. Parabéns!!!”
Sandra Regina Lamim de Souza, coordenadora Pedagógica do Objetivo Mogi das Cruzes (SP) - palestra Crescer dói. Mas vai valer a pena!

“As professoras palestrantes bem dinâmicas, preparadas.”
Letycia Santos,      professora Educação Infantil do Colégio Vencer Objetivo, Carmo do Rio Claro (MG) -curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento.

“O curso está sendo um aprendizado. Os professores tem que se reinventar a todo momento para que o aprendizado seja conquistado com sucesso. Estou amando e aprendendo muito!”
Suelen Da Silva Ferreira, professora Alfa Kids, Presidente Prudente (SP) - curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento.

“Minha primeira experiência e estou muito satisfeita com a plataforma e os profissionais que apresentaram o curso.”
Andressa de Paula Araujo, estagiaria baby (maternal) do Objetivo Mix Júnior, Araguari (MG) -curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento.

“Curso perfeito, sempre proporcionando bons ensinamentos a cada um que faz parte dessa rede Objetivo.”
Larissa Fernanda Borges da Silva, professora da Escola Evangélica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Colégio Objetivo, Ivaiporã (PR) -curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento.

“Gostei muito do curso; é muito importante para o nosso desenvolvimento em sala de aula.”
Carla Maria Menuci Doi Fialho, professora do Colégio Nova Diretriz, São Paulo/SP -curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento.

“Adorei as contribuições e sugestões. Serão de grande valia para minha prática.”
Daylla luz de Araújo, professora da Educação Infantil do Colégio objetivo/ Grupo Fametro, Boa Vista (Roraima) -curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento.

“Foi uma manhã muito prazerosa e de aprendizados essenciais.”
Andrezza karianne de Andrade Miguel, professora do Colégio Diocesano Seridoense, Caicó (RN) -curso Mediação, aprendizagem e desenvolvimento.

“Adorei o curso bem qualitativo. Parabéns!”
Keila Cavalheiro, professora do Colégio Objetivo Ivaiporã (Paraná) -curso A música no universo online.

“Estão de parabéns! Excelentes profissionais; estão contribuindo de forma espetacular para o nosso ensino sobre musicalização!”
Geovanna Pereira Santos, monitora da Escola Vencer Objetivo Carmo do Rio Claro (Minas Gerais) - curso A música no universo online.

“Amei as dicas! Já estou planejando usar alguns recursos nas aulas (mesmo não sendo professora de música). A educação infantil "pede" muita música. Parabéns aos organizadores e ao professor Renato. Adorei a playlist que ele criou para o curso.”
Gislaine Pinheiro de Carvalho, professora do Colégio Arte Livre, Regente Feijó (SP) - curso A música no universo online.

“Ótima palestra. Muitos conhecimentos adquiridos para colocar em prática na sala de aula.”
Aline Aparecida Menezes Leite, auxiliar de classe. Núcleo Educacional Pacaembu Objetivo (NEP), São Paulo (SP) — curso A arte na Educação Infantil e as novas mídias.

“Ter contato com outros professores e compartilhar da mesma situação faz com que troquemos mais ideias e também nos dá um ‘up’ durante o ano para não se tornar maçante e monótono.”
Nauana Faleiro, professora do Objetivo Barra, Rio de Janeiro (RJ) — Curso Percepção e Ação (Educação Física).

“Excelente manhã cheia de novos conhecimentos!”
Maria Julia Carbornar, professora auxiliar do Colégio João Paulo II, Pitanga (PR) - curso Tecnologias Educativas - Interdisciplinaridade com História e Geografia.

“Ótimo poder adquirir novos conhecimentos e assim enriquecer nossas aulas.”
Solange Mota Sarabun, professora do Colégio João Paulo II, Pitanga (PR) - curso Tecnologias Educativas - Interdisciplinaridade com História e Geografia.

“Ótimo curso.”
Angela Pereira da Silva, professora do Colégio Objetivo, Águas Claras (DF) - curso Tecnologias Educativas - Interdisciplinaridade com História e Geografia.

“O material e sites apresentados elevam o nosso conhecimento, têm o objetivo de aumentar o envolvimento do estudante com os recursos didáticos e facilitar o acompanhamento da jornada de turmas e alunos ao longo de todo o ano letivo.”
Ivani Batista da Silva Rodrigues, professor do Colégio Universidade Brasil (SP) - curso Tecnologias Educativas - Interdisciplinaridade com História e Geografia.

“Os encontros disponibilizados pelo Objetivo sempre agregam muito conhecimento. Gratidão, equipe!
Lais Aparecida Rodrigues de Oliveira, professora da Escola Pequeno Príncipe, Alto Araguaia (Mato Grosso) -curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes.

“Muito obrigada pelo curso. Vocês, como sempre, são muito generosas em compartilhar ideias conosco. Gratidão. Thank you, dears.”
Maria Cristina Jaloto Machado de Castro, English teacher - Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Centro Educacional Miretta Baronto (Cemiba), Barra do Piraí (RJ) - curso 2021 - collaborative paths in challenges of teaching.

“Muito bom! Estou saindo daqui com uma ótima bagagem! Obrigada.”
Tatiana Carla, professora da Faculdade do Saber, Manhuaçu (MG) - curso Literatura infantil no contexto escolar: a mediação como lugar de encontro entre leitores.

“O Sistema de Ensino Objetivo está de parabéns por manter em seu quadro de formadoras profissionais tão competentes!”
Gilberto Cesar Rodrigues, professor Língua Portuguesa (anos iniciais) do Centro Educacional Boa Esperança do Sul, Boa Esperança do Sul (SP) - curso Literatura infantil no contexto escolar: a mediação como lugar de encontro entre leitores.

“Eu gostei muito da fala de cada uma de vocês.  Já faço este tipo de leitura com entonação. Vivo cada personagem, amo.”
Elizangela Mgalhaes Silva, professora do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Menicucci, Lavras (MG) - curso Literatura infantil no contexto escolar: a mediação como lugar de encontro entre leitores.

“Curso de excelência e muita competência por parte das palestrantes. Ajudou-me muito com mais aquisição de novas formas de olhar para a literatura na sala de aula. Parabéns!”
Izabela Farias Pizarro da Silva, professora do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo Camboinhas, Niterói (RJ) - curso Literatura infantil no contexto escolar: a mediação como lugar de encontro entre leitores.

“Obrigada por compartilhar ideias e ensinamentos tão enriquecedores.”
Tarita Malta dos Santos, professora Recanto, Aparecida do Taboado (MS) - curso Literatura infantil no contexto escolar: a mediação como lugar de encontro entre leitores.

“Estou amando essa interação, isso nos traz uma bagagem ampla para o nosso dia a dia na sala de aula.”
Marcelo Henrique Cretuchi Pereira, professor do Colégio Magnus, Jacarezinho (PR) - curso Trabalhando a importância da ação pedagógica reflexiva e mediadora na construção de ambientes matemáticos estimulantes.

“Amei o conteúdo e o aprendizado.”
Maria Izabel de Sousa, auxiliar de professor do Colégio Objetivo Juazeiro do Norte (Ceará) - curso Trabalhando a importância da ação pedagógica reflexiva e mediadora na construção de ambientes matemáticos estimulantes.

"Vocês são nota mil! Gosto demais do material e vocês nos passam com muita dinâmica e tranquilidade! Possibilitam a troca de experiências.”
Danubia Cristina Borges Vieira Souza, professora do Colégio Criarte Objetivo, Patrocínio (MG) - curso Trabalhando a importância da ação pedagógica reflexiva e mediadora na construção de ambientes matemáticos estimulantes.

“Parabéns, o curso é muito voltado para prática, isso facilita o nosso uso.”
Andrea Farias Feitosa, professora do Ensino Fundamental I do Colégio Objetivo Guará (Distrito Federal) - curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes.

“Curso muito bacana com conteúdo teórico e prático sobre o uso das tecnologias educativas como nova linguagem em sala de aula. Exemplos muito legais de jogos e plataformas.”
Ana Cristina Casalechi de Oliveira, professora do Galileu - Objetivo, Pouso Alegre (MG) curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes.

“Profundo conhecimento tecnológico atrelado às práticas pedagógicas pertinentes e enriquecedoras ao momento que estamos vivendo. Muito obrigada por compartilhar tais experiências conosco! Excelentes abordagens!”
Luciana Campos Barbosa Sant’Anna, professora de Português, História e Geografia dos 4.o e 5.o anos do Colégio Objetivo de Mogi das Cruzes (SP) - curso História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes.

“Excelente explanação. Assunto muito pertinente. Precisamos aprofundar nesse assunto.”
Vanessa Cachone dos Santos Rodrigues, professora Colégio Magnus Educação, Jacarezinho (Paraná) - curso Ciências da Natureza - A BNCC e a inclusão das competências socioemocionais como metas a serem trabalhadas com os alunos em todas as áreas do conhecimento.

“Como sempre... maravilhoso. Continuem progredindo.”
Maria Helena Ferreira dos Santos, professora de 6.o ao 8.o ano do Rio Branco Objetivo, Valparaíso de Goiás (Goiás) — curso Descomplicando o uso das tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa.

“Agradeço a oportunidade do aprendizado com os palestrantes e com os demais colegas professores. Foi muito rico mesmo. Estou à disposição para outros eventos.”
Jean Silveira dos Santos, professor de Geografia do Colégio Objetivo, Catalão (Goiás) - curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico.

“Gostei muito da experiência. Espero participar em próximas oportunidades.”
Renata Soares de Souza, professora de Geografia - Ensino Fundamental II do Colégio Objetivo São José dos Campos (SP) - curso A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico.

“Aprendi novos usos das tecnologias que já uso em sala de aula. Foi uma manhã produtiva. Obrigada.”
Anna Conchetta de Angelis Guizelini, professora do Colégio Objetivo de Maringá (PR) - curso Descomplicando o uso das tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa.

“Curso excelente! Muitas ideias para pôr em prática.”
Talita Pultz da Fonseca, professora de Português do Colégio São José, Quirinópolis (Goiás) - curso Descomplicando o uso das tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa.

“Escolhi esse curso, mesmo sendo professora de Literatura, pois achei interessante ampliar meus horizontes e poder repensar métodos de ensino.”
Claudete Prando, professora do Objetivo Vinhedo (SP) - curso Como as pessoas aprendem e as transformações que a vida moderna está fazendo em nossos esqueletos.

“Gostei bastante das ferramentas apresentadas (jogos) para utilizar em sala de aula com os meus alunos, pois não conhecia os jogos apresentados.
Rebecca Christina Campista Tibau de Araújo, professora do Colégio Objetivo São Gonçalo (RJ) - curso Como as pessoas aprendem e as transformações que a vida moderna está fazendo em nossos esqueletos.

“Adorei as indicações dos aplicativos! Foi ótimo o encontro!”
Renata Damus, professora de Arte do Colégio Salesiano Dom Bosco, Campo Grande (MS) - curso Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 - Revisão e preparação para 2022.

“Grata pelo encontro e temática apresentada. O curso foi de uma leveza na condução do tema que só tenho a agradecer aos envolvidos na organização do evento.”
Jacqueline Antas dos Santos, professora de História e Arte (Ensino Fundamental 2) do Colégio Objetivo, unidade Juazeiro do Norte (Ceará) - curso Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 - Revisão e preparação para 2022.

“Parabéns pelo excelente trabalho dos senhores professores; é uma honra aprender com profissionais amplamente competentes e conhecedores de tecnologia.”
João Santiago, professor do Colégio Objetivo Palmital (SP) - curso Olimpíadas e maratonas de programação.

“Adoro trabalhar com o material do Objetivo; vejo os resultados do aprendizado nos alunos. O próprio material nos estimula a trabalhar de forma lúdica e dinâmica.”
Carla Patricia de Doná, professora de Inglês do Colégio Nova Diretriz (SP) - curso When times are hard and life gives you lemons make a lemonade. Yes, you can!

“Neste encontro houve momentos de grande aprendizado sobre o caderno, pois por estar em um município pequeno, possibilitou-se comparar a urbanização com as diferenças.”                 
Roseli Brambilla Torres, professora da Cooperativa de Trabalho Educacional Quatro Marcos (COOPQ), São José dos Quatro Marcos (Mato Grosso) - curso O Estatuto das Cidades e o Plano Diretor: instrumentos da urbanização brasileira.

“Gostei muito! Gostaria de saber até mais sobre o plano diretor. Infelizmente, o palestrante não estava com a voz boa e fez um sacrifício, mas eu participaria de outra palestrante apenas com ele falando mais sobre o plano diretor.”
Luiz Henrique de Oliveira Santos, professor da Balbina Soares Ribeiro, Passa Quatro (MG) - curso O Estatuto das Cidades e o Plano Diretor: instrumentos da urbanização brasileira.

“Grata pela oportunidade de ampliar meus conhecimentos com profissionais excelentes.”
Jordani Pereira Dias, professora de Geografia do Colégio Neo Objetivo, Porangatu (GO) - curso O Estatuto das Cidades e o Plano Diretor: instrumentos da urbanização brasileira.

“Parabéns a todos pelo curso, pelo novo material mais próximo do cotidiano e pela dedicação e carinho em nos ensinar um pouco mais.”
Anderson Cândido Nardi, professor de Matemática do Ensino Médio do Objetivo Unidade Vargas, Ribeirão Preto (SP) - curso Educação financeira no Ensino Médio.

“Gosto muito do curso, ainda mais da apresentação do material utilizado, tirando dúvidas e dando dicas.”
Karina Mello Vaz, professora de Química e Ciências do Colégio Melo Aragão, Vila Formosa (SP) - curso Química e gastronomia: como um cozinheiro pode auxiliar o professor na sala de aula.

Show de bola a abordagem do conteúdo da disciplina de Química pelo professor Bigatão. Excelente encontro. No aguardo por mais momentos como esse.”
Herbert Bezerra Arrais, professor do Colégio Objetivo Juazeiro do Norte (CE) - curso Química e gastronomia: como um cozinheiro pode auxiliar o professor na sala de aula.

“Com certeza utilizarei esses conhecimentos nas minhas aulas. Gosto muito de interdisciplinaridade com Física e História, e também de mostrar a Química no dia a dia.”
Thales Caiê Lopes Romero, professor de Química, EBE Objetivo Guarulhos (SP) - curso Química e gastronomia: como um cozinheiro pode auxiliar o professor na sala de aula.

“Tema muito coerente e atual, que contribui para o nosso crescimento. Reflexões que nos levam a aprofundar a nossa forma de trabalhar e a levar a Filosofia e a Sociologia à realidade do aluno. Muito bom, parabéns!”
Pedro Silveira Junior, professor do Colégio Objetivo de Martinópolis (SP) - curso Sociologia, filosofia e tecnologia: caminhos e reflexões. Os homens inventam as ferramentas e as ferramentas reinventam os homens.

“Gostei muito da abordagem do palestrante apresentando a multiplicidade de interpretações da tecnologia e suas inter-relações.”
Rodrigo Fernandes Miguel, professor do Objetivo Lages (Santa Catarina) - curso Sociologia, filosofia e tecnologia: caminhos e reflexões. Os homens inventam as ferramentas e as ferramentas reinventam os homens.

“O curso foi muito rico, não apenas em função das reflexões propostas pelo professor Mazzuco, mas também pelo diálogo dos demais participantes. É muito interessante perceber como o choque geracional, técnico, tecnológico está impondo novos paradigmas, e é necessário que sempre tenhamos esse tempo para refletirmos sobre tudo isso juntos. Como sempre, tudo muito claro, organizado e objetivo.”
Herminio Guilherme Bordin Neto, professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Objetivo Palmital (SP) - curso Sociologia, filosofia e tecnologia: caminhos e reflexões. Os homens inventam as ferramentas e as ferramentas reinventam os homens.

“Gratidão pelo aprendizado!”
Nohervys Javier Garcia, professor do Colégio Objetivo Juazeiro Do Norte (CE) - curso A sala de aula invertida e o ensino híbrido na aprendizagem de espanhol.

“Muito esclarecedor! Foram oferecidas ótimas dicas de como utilizar o tempo para o melhor desenvolvimento da aula.”
Maria Izabel do Nascimento, professora do Colégio Destaque, Fronteira (MG) - curso A sala de aula invertida e o ensino híbrido na aprendizagem de espanhol.

“Amei o encontro, os professores estão de parabéns.”
Roselaine Pereira da Silva, professora do Centro educacional Lila Assis, Campo Limpo Paulista (SP) - curso Projeto de vida.

“Ótima formação, parabéns.”
Ana Lucimara Freitas Meurer, coordenadora pedagógica do Colégio João Paulo II, Pitanga (Paraná) - curso Projeto de vida.

“Como disse no chat: muito bacana. Imaginei todos os professores fazendo parte da palestra: transversalidade.”
Odelrides Batista dos Santos, diretora geral do Prosper Educacional São Paulo e Minas Gerais - curso Projeto de vida.