Competindo com cerca de 35 mil estudantes na primeira fase, nove alunos do Colégio Objetivo conquistaram medalhas de prata e bronze na 28ª Olimpíada Paulista de Matemática (OPM).
A prova final, que foi aplicada e corrigida no mesmo dia, premiou com medalhas os alunos do Ensino Fundamental (nível Alfa para 5ª e 6ª séries e Beta para 7ª e 8ª séries) e Ensino Médio (nível Gama), no dia 6 de novembro, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
A OPM é uma promoção da Sociedade Paulista de Olimpíadas de Matemática, com a colaboração da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e as Secretarias Municipal e Estadual da Educação. Sua meta é empregar competições matemáticas como veículo para a melhoria do ensino no País, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral.
A competição foi dividida em duas fases, cada uma com prova de cinco problemas dissertativos. As questões abordaram conteúdos tradicionais, que exigiram dos participantes o uso de raciocínio e criatividade, e não apenas aplicação de fórmulas.
A primeira fase foi realizada em 14 de agosto e reuniu cerca de mil escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo e algumas escolas de Portugal. A segunda foi realizada no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e contou com a participação de 600 alunos.
Confira abaixo os nomes dos ganhadores:
PRATA
Gabriel Kimito Kiyohara
Giovanna Ono Koroishi
Matheus Barros de Paula
BRONZE
Anderson Unlin Tsai
Cauê Felipe Brighenti Pan
Daniel Yoshio Futenma da Silva
Dennis Travagini Cremonese
Felipe Iwao Takiyama
Luan Leal Oliveira