Os alunos do Colégio Objetivo foram os destaques da 6ª Olimpíada Brasileira de Informática 2004 (OBI). Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o torneio premiou 20 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito. A meta do torneio é despertar nos estudantes o interesse pela ciência da computação, por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.
Segundo o coordenador de Informática do Objetivo, Luís Rogério da Silva, o nível de dificuldade das provas aumentou em relação ao ano passado. “A preparação dos estudantes foi intensa e o resultado pode ser conferido com a conquista de seis medalhas de ouro. A performance foi excepcional. Alguns estudantes do Ensino Médio obtiveram desempenho superior ao de universitários”, afirma.
Subdividida em duas modalidades, Iniciação e Programação, a OBI reuniu cerca de 5 mil estudantes de todo o Brasil. Na modalidade Iniciação, os alunos com idade de até 15 anos concorreram resolvendo problemas de lógica e de computação, sem uso de equipamentos. O intuito dessa modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para a programação.
Já a prova da modalidade Programação, voltada para alunos com idade máxima de 19 anos, exige conhecimentos específicos. Ela é composta de tarefas com níveis variados de dificuldade.
Pelo excelente desempenho, os estudantes medalhistas de ouro André Slepetys, Helder Toshiro Suzuki, Alessandro Wagner Palmeira, Bruna Santos, Jennifer Katherine Koshiba e Vitor Meneguzzi Grotehorst participaram, de 11 a 18 de julho, de uma semana de cursos no Instituto de Computação da Unicamp. Confira abaixo os resultados:
Medalhas de ouro
André Slepetys – Objetivo Paz
Helder Toshiro Suzuki – Objetivo Cantareira
Alessandro Wagner Palmeira – Objetivo Cantareira
Bruno Santos – Objetivo Cantareira
Jennifer Katherine Koshiba – Objetivo Paz
Vitor Meneguzzi Grotehorst – Objetivo Marquês
Medalhas de prata
Anderson Unlim Tsai – Objetivo Vergueiro
Anly Sato – Objetivo Marquês
Bruno Leite – Objetivo Teodoro
Pedro Henrique Laviano – Objetivo Paulista
Renata Garcia – Objetivo Cantareira
Rodrigo Alves Lima – Objetivo Marquês
Medalhas de bronze
Felipe Akira Shimoni – Objetivo Cantareira
Fernanda I. Moraes – Objetivo Teodoro
Honra ao mérito
Luís Felipe Russo – Cantareira
Renata Harumi C. Toma – Cantareira