Torneio Objetivo de Robótica
Alunos do Ensino Fundamental e Médio demonstram habilidades no Torneio Objetivo de Robótica (TOR),
nas modalidades Cabo de Guerra, Sumô, Resgate e Corrida
Os alunos do Objetivo estão habituados às inovações tecnológicas que a atualidade propõe. Nas aulas tradicionais e nos cursos especiais, como os de Informática e Robótica, oferecidos pelo colégio, eles aprofundam o conhecimento.
Um dos cursos oferecidos pelo Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT) é o de Robótica. O POIT é um dos responsáveis pelo excelente desempenho dos participantes em olimpíadas científicas.
O Torneio Objetivo de Robótica (TOR), realizado no campus Cidade Universitária da Unip, em 30 de maio, faz parte dessa preparação para competições nacionais e internacionais na área da Robótica. No torneio, eles apresentaram suas criações, exibindo robôs autônomos, independentes de qualquer intervenção humana. Foram os alunos que programaram e montaram as máquinas, que apostam corridas, lutam entre si ou salvam vítimas de algum perigo.
O TOR foi organizado de acordo com a faixa etária dos estudantes, contemplando desde o Ensino Fundamental até o Médio. No total, foram 35 equipes, com 4 integrantes: 15 competindo em Cabo de Guerra, 12 em Sumô, 4 em Resgate e 4 em Corrida (modalidade nova em competições de Robótica).
A atividade mobilizou toda a escola. Os coordenadores e professores de diferentes disciplinas uniram seus esforços para que ela fosse realizada. Os mestres de Robótica e os de Informática, que auxiliam as equipes competidoras na montagem e na programação dos robôs, começaram convocando os professores de Educação Física para organizarem a posição das arenas, definirem as regras (de acordo com os padrões internacionais das olimpíadas de Robótica), os tempos de cada categoria e de cada competição e o posicionamento dos juízes.
O preparo meticuloso e a proposta criteriosa no ensino da Robótica no Colégio Objetivo chamaram a atenção da imprensa. A rádio Band News, por exemplo, veiculou, na coluna Seus Filhos, apresentada pela jornalista Inês de Castro, a realização do torneio. Em um bate-papo com a educadora Rosely Sayão, a atividade foi enaltecida pela proposta educativa e pela organização. “Aposto com você que, passado este semestre, se perguntarmos aos alunos o que mais os marcou neste período escolar, eles vão citar este evento. Porque exige empenho, criatividade, foco, dedicação e compromisso. Eles aprenderam muito com isso”, disse Rosely.
A jornalista Inês de Castro arrematou: “Outras escolas que tenham projetos como esse do Objetivo podem enviá-los para que possamos comentar aqui, porque dar a ideia também é legal. A ideia não pertence a ninguém, pertence a quem a coloca em prática e consegue bons resultados com ela”.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.