Superação, determinação, inclusão: na Educação Física, alunos participam de atividades paralímpicas
Os Jogos Paralímpicos representam uma das mais notáveis celebrações esportivas da humanidade. Eles evidenciam a capacidade de homens e mulheres de superar desafios para mostrar que o esporte vai além de qualquer barreira visual, auditiva, motora ou intelectual.
Levar esse espírito esportivo ao ambiente escolar favorece a inclusão, a conscientização de uma sociedade mais justa, que respeita as diferenças e o verdadeiro sentido da cidadania.
Em alusão aos Jogos Paralímpicos Paris 2024, foi proposta uma programação diversificada nas aulas de Educação Física da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo. Corrida com guia, futebol de cegos, goalball, voleibol sentado, arremesso de peso na cadeira de rodas, salto em distância foram algumas das modalidades adaptadas para as aulas.
Na atividade, os alunos descobriram novas formas de se desafiar e se conectar com o esporte. “Na corrida, enquanto um membro da dupla fazia o trajeto com os olhos ventados, o outro deveria guiá-lo. Ao vendarmos os alunos para certas atividades, pretendíamos que eles se colocassem no lugar dos atletas com deficiência visual e valorizassem suas formas de praticar esportes”, explica o professor Giorgio Falco.
A ação surtiu efeito. Nas rodas de conversa, os alunos comentavam: “Eles são muito bons nesse esporte. Eu não conseguiria fazer isso. ” Ou ainda: “Como é difícil estar vendado.”
“É importante relatar a experiência de cada aluno, ao perceber as sensações de uma pessoa com deficiência visual, com paralisia de membros inferiores ou com dificuldades de deslocamentos. Sentimos um grande engajamento dos estudantes, possibilitando com essas experimentações a compreensão, o respeito e a inclusão”, comenta o professor José Paulo de Moraes Junior.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.