Robótica: equipes do Objetivo são campeãs da OBR – Modalidade Prática Apresentação
Parabéns aos alunos do Colégio Objetivo premiados na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada on-line, de 10 a 14 de novembro. Três equipes foram destaque na Modalidade Prática Virtual Apresentação, nível 1: Griffin Droid e Mega Fenix conquistaram o primeiro lugar nas categorias Programação e Modelagem Virtual, respectivamente, e Cyber Pegasus o terceiro lugar em Trabalho em Equipe.
A modalidade desafiou os alunos a elaborarem um projeto de robótica e relatarem todo o seu planejamento em um vídeo com cinco minutos de duração. A fase nacional contou mais de 200 inscritos. Durante o evento, ocorreram as exibições das produções e entrevistas com a presença das equipes e jurados em uma sala virtual.
Lucas Kenji Machado, um dos integrantes da Griffin Droid, conta que seu grupo desenvolveu um projeto de programação para cumprir a missão proposta pela OBR. “O robô tinha de percorrer uma área com obstáculos, resgatar a vítima e levá-la a um ambiente seguro. Fizemos reuniões virtuais com o professor para melhorarmos o nosso código para o resgate”, explica.
Tanta dedicação e preocupação com os detalhes chamaram a atenção dos juízes, que elegeram o projeto como campeão nacional. “Fiquei muito feliz, não esperava ganhar uma medalha de ouro na minha primeira participação na OBR”, comemora Kenji.
O aluno Gabriel Cabrera Vicente, por sua vez, explica que ele, junto com sua equipe Mega Fenix, planejou, modelou, projetou e programou um robô virtual usando um software on-line. “Aprendemos a gravar o vídeo de apresentação em casa, explicamos todo o processo para a construção do robô e publicamos o vídeo no YouTube para os juízes avaliarem.”
E não deu outra, todo o empenho rendeu-lhes o primeiro lugar na categoria Modelagem Virtual da OBR. “Só tenho a agradecer ao meu grupo e ao professor Rogério, que nos deu todo o auxílio necessário para alcançarmos nossa meta”, afirma Gabriel.
Sua colega de equipe, a aluna Julia Dazzani Correia, conta que ficou muito feliz com o resultado e está aguardando os desafios da OBR 2021. “Foi uma realização participar da fase nacional. Tive a oportunidade de conversar com os juízes e apresentar o nosso projeto para pessoas de todo o Brasil. Mesmo virtualmente, foi muito boa essa troca de experiência. O dia que eu recebi o resultado foi o mais feliz da minha vida, isso me motiva para continuar me dedicando. Já estou esperando pela próxima competição”, declara.
O time Cyber Pegasus ficou em terceiro lugar na categoria Trabalho em Equipe. “Foi um ótimo resultado para uma competição de nível nacional. Nos dedicamos bastante, aproveitamos até o último minuto para escrever o que aprendemos na aula de robótica”, comenta Angelina Gal Silva.
Seu irmão Alexandre, que também integra a Cyber Pegasus, explica que, para desenvolver o projeto, muitas mensagens foram trocadas por WhatsApp e realizadas reuniões on-line. “Foi muito empolgante participar de uma competição desse tamanho. Obrigado Colégio Objetivo por essa oportunidade.”
A cerimônia de premiação ocorreu on-line, no dia 14 de novembro. A fase nacional da OBR foi realizada em paralelo com a Competição Brasileira de Robótica (CBR).
Equipes premiadas
Equipe Griffin Droid
1º lugar
Modalidade Apresentação – Programação – Nível 1
Alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
Gabriel Dias de Castro Silva
Lucas Kenji Machado
Roberta Stracieri Janchevis Preiss
Maia Almeida Stecher
Equipe Mega Fenix
1º lugar
Modalidade Apresentação – Modelagem Virtual – Nível 1
Alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
Julia Dazzani Correia
Gabriel Cabrera Vicente
Gustavo Henrique Bassegio
Manuela de Araújo Mendonça
Equipe Cyber Pegasus
3º lugar
Modalidade Apresentação – Trabalho em Equipe – Nível 1
Alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Alexandre Gal Silva
Angelina Gal Silva
Giovanna Marcatti Takegawa
Giovanna Satie Ise Azevedo
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.