Ricardo Hahn é prata na Ibero-americana de Informática
Como se não bastassem as brilhantes atuações em competições nacionais, Ricardo Hahn, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Objetivo Granja Viana, conquistou medalha de prata no Concurso Ibero-americano de Informática (Competencia Iberoamericana de Informática). A prova, composta por problemas complexos que exigiram conhecimentos avançados em programação, foi realizada on-line e em tempo real, entre participantes de 23 países, como a Espanha, Portugal, México e Argentina.
Ricardo Hahn recebeu a premiação durante participação na International Olympiads in Informatics 2007 (IOI), torneio realizado de 15 a 22 de agosto, na Croácia. “Foi uma surpresa receber a medalha na Croácia. Os organizadores aproveitaram um evento internacional para premiar os que obtiveram melhor resultado no torneio. Fiquei muito contente com a conquista. Como pretendo cursar Engenharia da Computação, as olimpíadas acrescentam uma experiência muito importante no meu futuro profissional”, afirma.
A inspiração e o talento de Ricardo não vêm de hoje, pois o aluno já participou de outras competições, apresentando espetacular desempenho, por exemplo, na Olimpíada Brasileira e na Paulista de Física, além de compor um dos times que participam da Maratona de Informática da USP.
International Olympiads in Informatics 2007
Após se destacar na Olimpíada Brasileira de Informática e no curso no Instituto de Computação da Unicamp, Ricardo Hahn classificou-se para a International Olympiads in Informatics, tradicional evento da área que contou com a participação de mais de 70 países. Ele foi o único estudante do Ensino Médio a compor a delegação formada por acadêmicos do ITA, Unicamp e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“Na Internacional não senti muita dificuldade na resolução dos problemas, pois as aulas especiais do Objetivo para as olimpíadas são bastante abrangentes e ajudam muito. Porém, o pouco tempo para executá-los, apenas cinco horas, foi minha principal dificuldade”, afirma.
O professor Luís Rogério da Silva, coordenador do curso de treinamento do Objetivo para as Olimpíadas de Informática, comenta que as provas internacionais têm apresentado dificuldades crescentes. “Assim como no Brasil, que estamos realizando cursos preparatórios de excelência em programação, o mesmo vem ocorrendo em todo o mundo. Dessa forma, além das equipes tradicionalmente fortes, outras vêm melhorando o desempenho ano a ano. Para um aluno do Ensino Médio participar de uma olimpíada de nível tão elevado já é uma experiência fabulosa.”
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.