Renato Ferreira representa Brasil na Olimpíada Internacional de Informática na Itália
Não é de hoje que Renato Ferreira encontra-se entre os melhores jovens cientistas da computação do mundo. Dessa vez, o aluno participará da 24ª Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que acontecerá em setembro, na Itália.
Para chegar à Internacional, Renato foi medalha de ouro na categoria Programação Nível 2 da Olimpíada Brasileira de Informática. Devido a esse excelente resultado, foi convidado a participar de um curso de Programação Avançada no Instituto de Computação da Unicamp. Do grupo que frequentou as aulas, saíram os integrantes que representarão o Brasil na IOI.
As competições de Informática exigem dos jovens bom conhecimento em Algoritmos e Estruturação de dados, além de habilidades básicas de TI. Renato ressalta, ainda, que a criatividade é muito importante para um bom rendimento nas provas. “É necessária boa capacidade de resolver problemas, uma vez que, além de corretas, as soluções para as questões devem ser eficientes”, explica.
Esta será a quarta vez que participará do mundial. Por dois anos consecutivos foi bronze (2010 – 2011) e desde sua primeira atuação, em 2009, demonstrou seu potencial na disciplina.
O aluno comenta que considera os desafios de olimpíadas científicas uma ótima oportunidade de descobrir interesses, influenciando de modo decisivo na escolha de uma profissão.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.