Rafael Parra: ouro, 1º lugar do Brasil e 2º melhor do mundo em competição de Astronomia — IAAC
Como se não bastassem as brilhantes atuações em competições nacionais, Rafael Joaquim Parra, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, conquistou ouro na International Astronomy and Astrophysics Competition(IAAC), na modalidade Junior, voltada para menores de 18 anos, e garantiu o 2. Prize Junior, premiação pelo segundo melhor desempenho mundial na competição. É dele também o Prêmio Nacional concedido ao melhor participante do Brasil.
O torneio foi realizado on-line, entre os meses de fevereiro e junho, totalmente em inglês, e contou com participantes de 85 países, como Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Rússia, Cingapura, Reino Unido e EUA.
“Esse resultado foi muito significativo para mim, ainda que eu acreditasse ter ido bem na competição como um todo, foi uma das melhores surpresas ter gabaritado o Final Round. Minha nota no Pre-Final Round – usada como desempate – me rendeu não só a medalha de ouro que tanto almejava como também os prêmios de melhor do Brasil e 2º lugar do mundo, ainda com uma premiação em dinheiro”, afirma.
A IAAC é composta por três rodadas eliminatórias, envolvendo diferentes desafios de Astronomia, Astrofísica e conceitos interdisciplinares, habilidade em pesquisa de assuntos mais avançados e capacidade de leitura técnica e compreensão de artigos científicos. A rodada final exige muito foco e raciocínio rápido, devido ao curtíssimo tempo para responder a cada questão.
“Minha maior motivação para participar da IAAC foram os meus resultados nas edições de 2022 e 2023, nas quais ganhei prata, mas sabia que poderia ter ido melhor, pois tudo nessa competição sempre foi e é decidido nos detalhes. Essa experiência foi importante para estudar de maneira bem mais eficiente. Além disso, o excelente histórico do Brasil e do Colégio Objetivo na competição também me inspiraram a tentar repetir e manter os ótimos resultados”, afirma Rafael.
A inspiração e o talento de Parra não vêm de agora. O aluno já participou de várias competições. Sua caminhada no mundo olímpico começou no 6º ano do Ensino Fundamental. Hoje, soma 43 medalhas nacionais conquistadas em olimpíadas de Química, Biologia, Física, Matemática, Informática, Astronomia, Robótica e Geografia. Sua última conquista nacional foi a medalha de ouro na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), tendo sido classificado entre os três melhores estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Ele fez parte ainda da delegação brasileira na 58ª Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (IMChO), realizada em Shenzhen (China), no início do ano.
Rafael conta que a possibilidade de conhecer melhor os mais belos e imponentes eventos do cosmos é o que mais o encanta na área. “A Astronomia é provavelmente a ciência mais chamativa, estudando as estrelas e outros corpos celestes brilhantes, rendendo algumas das imagens mais lindas da história, algo fascinante por si só. Além disso, sendo a disciplina que estuda a natureza nas suas maiores magnitudes, representa para mim a forma que temos para compreender toda a infinitude do universo, tornando evidente o nosso pequeno tamanho em relação ao todo que nos cerca”, afirma.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.