Projeto Olímpico do Objetivo alcança 3.008 medalhas

Os alunos do Colégio Objetivo conquistaram 3.008 medalhas em olimpíadas científicas nacionais e internacionais. Essa vitória não é por acaso, reflete o empenho da escola em aprofundar ainda mais o conhecimento de seus alunos em todas as áreas do saber.

As olimpíadas de conhecimento são um excelente instrumento na motivação dos estudantes para a pesquisa científica, além de fomentar o acesso à cultura entre jovens talentosos, com consequências positivas para a vida profissional.

Por isso mesmo, não é de hoje que o Objetivo investe em um projeto olímpico científico. Data de 1999 a primeira participação em olimpíadas. De lá para cá, as medalhas se multiplicaram. Elas são, na verdade, símbolos do aprendizado dos estudantes, que imergem nos estudos, reforçam o raciocínio lógico, conhecem de perto culturas só vistas nos livros, fazem amigos, socializam-se e tornam,
no real sentido da palavra, seu mundo mais globalizado.

Quem participa são jovens de não mais que 17 anos; uma moçada animada, que se diverte também estudando Física, Química, Matemática, Informática, Biologia, Astronomia e Astronáutica, História, Linguística e Robótica. Não é à toa, portanto, que colecionam premiações em todas elas. No site www.objetivo.br é possível conhecer vitória por vitória, desde 1999. Confira, a seguir, os sucessos mais recentes:

Olimpíadas de Física
Pelo sexto ano consecutivo, os alunos do Colégio Objetivo conquistaram o maior número de medalhas do Estado de São Paulo nas Olimpíadas Paulista (OPF) e Brasileira de Física (OBF). Em 2011, foram 76 premiações em olimpíadas de física: 41 medalhas na OPF (9 de ouro, 13 de prata, 12 de bronze e 7 menções honrosas), e 35 na OBF (5 de ouro, 11 de prata, 12 de bronze e 7 menções honrosas).

O excelente desempenho dos estudantes não parou por aí. Em julho, Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho e Luis Gustavo Dalla Stella participaram da 43º Olimpíada Internacional de Física (IPhO), na Estônia. Competindo com 400 alunos de 81 países, Ivan foi premiado com medalha de ouro.

Olimpíadas de Informática
A 14ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) premiou, em junho de 2012,  26 alunos do Colégio Objetivo. Foram conquistadas 6 medalhas de ouro, 5 de prata, 7 de bronze e 8 menções honrosas.
Renato Ferreira Pinto Júnior, aluno da 3ª série do Ensino Médio, medalha de ouro na categoria Programação Nível 2, participará da Olimpíada Internacional de Informática (IOI). A 24ª edição acontecerá em setembro, na Itália.

Esta será a quarta vez que Renato irá ao mundial e por dois anos consecutivos foi bronze (2010 – 2011).

Torneio Jovens Físicos
O IYPT é um dos mais importantes eventos científicos jovens do planeta. Realiza-se por meio de equipes que debatem problemas de Física presentes no cotidiano. Na edição nacional do Torneio, ocorrida em maio, nos campi da Unip/Cidade Universitária e USP/Poli, 4 equipes do Colégio Objetivo foram premiadas com medalhas de ouro e prata.

Cada um desses times escolheu um dos seus integrantes para compor um grupo único, com vista à participação no mundial que ocorreu em julho na Alemanhã. Os alunos João Gabriel Faria e Miranda, Ibraim Rebouças, Liara Guinsberg e Bárbara Cruvinel Santiago retornaram ao Brasil com medalha de bronze.

Olimpíadas de Química
A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – 2012 (OQSP) premiou 7 alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo. A entrega das medalhas ocorreu no Instituto de Química da USP, em junho. Entre os destaques, Daniel Arjona de Andrade Hara conquistou medalha de ouro e o Prêmio Talento, por obter a melhor nota na competição. Confira a lista completa dos premiados no site www.objetivo.br
Outro importante resultado veio da participação de Daniel Arjona na Olimpíada Internacional de Química (IChO), realizada em julho, nos Estados Unidos. No torneio, o estudante competiu com jovens de mais de 72 países, e foi consagrado com a medalha de prata.

Olimpíadas de Matemática
Os alunos do Colégio Objetivo comprovam que Matemática não é um bicho de sete cabeças. Em 2011, eles conquistaram 25 medalhas nas principais olimpíadas e representaram com êxito o Brasil em torneios internacionais.

A 35ª Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) premiou 10 estudantes do Objetivo: 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 5 de bronze. Assim como na fase estadual, a 33ª Olimpíada Brasileira da Matemática (OBM) consagrou 10 alunos com 3 medalhas de prata, 4 de bronze e 3 menções honrosas. Confira a lista completa no site www.objetivo.br

No ano passado, 4 alunos do Objetivo representaram o país em competições internacionais. Daniel Eiti Nishida Kawai conquistou medalha de ouro na Rio-Platense de Matemática. Na Olimpíada de Maio foram premiados Lucas Pereira Galvão de Barros, com medalha de prata, e Liara Guinsberg, com bronze. Já na Olimpíada de Matemática da Lusofonia Gustavo Haddad Braga conquistou ouro e Daniel Eiti Nishida trouxe o bronze de Portugal.

Olimpíadas de Linguística
A segunda edição da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) premiou com 9 medalhas os alunos do Objetivo: 2 de ouro, 3 de prata, 3 de bronze e 1 menção honrosa. Pelo excelente desempenho, o aluno Ivan Tadeu Fer­reira Antunes Filho – medalha de ouro e melhor nota no torneio – representou o Brasil na edição internacional, a 10ª Internacional Linguistics Olympiad (IOL), realizada em agosto de 2012, na Univerza v Ljubljani em Liubliana (Eslovênia). Competindo com 132 estudantes do Ensino Médio de 27 países diferentes, Ivan retornou ao Brasil com a medalha de prata.

Olimpíadas de Astronomia
Na 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os alunos do Objetivo conquistaram 138 medalhas. Além do êxito nacional, também foram destaques em competições in­ternacionais Gustavo Haddad Braga e Ivan Tadeu Fer­reira Antunes Filho, medalhistas de bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada em 2011 na Polônia.

Olimpíadas de Biologia
Na 8ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que aconteceu em maio, o aluno Ivan Tadeu Ferreira Filho conquistou medalha de ouro.

Ivan foi o primeiro colocado da fase nacional, superando mais de 70 mil estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil. Pelo excelente desempenho, o aluno participará da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), que ocorrerá em Por­tugal, em setembro.

Olimpíada Nacional em História do Brasil
Viajar pelo tempo e conhecer a história do nosso país ajuda a entender os fatos que acontecem na atualidade. A equipe Chalaças, composta por Paloma Clementino Nascimento, Eduardo de Moraes Alves e Ana Beatriz da Silva Alvares embarcou nessa aventura e conquistou medalha de bronze na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada em 2011.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.