Paulo Matias participa de Olimpíada Internacional de Informática 2005
Depois de conquistar medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática 2005 e em seguida participar do complexo Curso de Programação Avançada da Unicamp, o aluno da 3a série do Objetivo Tatuapé, Paulo Matias, partiu diretamente do Brasil para a Polônia com André Slepetys (ex-aluno do Objetivo Paz e atual da USP) e mais dois outros estudantes, a fim de participar da Olimpíada Internacional de Informática 2005 (IOI), de 18 a 25 de agosto.
Para chegar lá, empenho e dedicação foram as linhas mestras seguidas pela equipe brasileira, liderada pelo professor de Informática do Objetivo, Luís Rogério da Silva.
O primeiro passo foi competir na OBI 2005, em que Matias faturou a premiação máxima, garantindo-lhe a participação na Internacional. “A OBI tem duas fases. A primeira é realizada nas escolas. Depois, os melhores classificados fazem um curso na Unicamp, no qual os estudantes enquadrados na modalidade de Programação nível 2 (3a série do Ensino Médio) fazem a prova da segunda etapa. O resultado dela é que selecionou a equipe brasileira para a Olimpíada Internacional”, esclareceu o estudante.
Segundo Paulo Matias, as provas na edição brasileira exigiram bastante raciocínio, conhecimento de métodos de resolução de problemas clássicos utilizados em programas de computador (algoritmos) e uma linguagem de programação. Na Olimpíada Internacional, o processo foi semelhante e garantiu igualmente um bom desempenho da equipe brasileira, que trouxe para o País duas medalhas de bronze, uma delas conquistada pelo ex-aluno André Slepetys.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.