Parabéns, Rafael Joaquim Parra! Ouro e melhor desempenho teórico na Ibero-Americana de Química
Aprendizado, determinação e sucesso marcam a trajetória dos alunos do Colégio Objetivo e Colégio Objetivo Integrado. Rafael Joaquim Parra, da 3ª série do Ensino Médio, é um deles. A busca pelo saber é uma das características que definem o percurso do jovem, que ama aprender sempre e cada vez mais.
Parra é uma daquelas pessoas com quem é prazeroso conversar, porque, entre outros motivos, ele transmite um grau de satisfação pessoal incomensurável, demonstra em cada palavra um sentimento nobre chamado gratidão: por sua família, pelo Colégio, por seus professores, por seus colegas, por seus livros e pelas oportunidades que teve até aqui.
Nada mais natural que seja assim: o aluno encara os desafios de frente e os vence com humildade e simplicidade. Portanto, não é coincidência que apresente excelente
desempenho em sala de aula, nas provas do Colégio e nas olimpíadas científicas pelas quais passou e conquistou medalhas de ouro, prata e bronze, além de troféus e prêmios. Com uma incrível facilidade para todas as áreas, são 55 premiações em olimpíadas científicas nacionais e internacionais.
Com apenas 17 anos, Rafael acumula muitas histórias bem-sucedidas propiciadas por uma vontade sem fim de captar tudo de bom que a vida pode oferecer.
Um exemplo de sua atuação remete às mais recentes conquistas de medalha de ouro e do troféu de melhor desempenho teórico na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ), que ocorreu de 9 a 14 de outubro de 2024, na Costa Rica. Rafael honrou o Brasil, superando estudantes de 18 países, entre nações da América Latina, além da Espanha e de Portugal.
“A vivência e as consequentes trocas culturais, com inúmeras pessoas de vários países, todas reunidas pelo apreço à Química, é muito divertida e enriquecedora. Participar de uma olimpíada é uma honra, uma sensação inesquecível”, afirma.
Na OIAQ, os estudantes testaram todo o aprendizado em exames teóricos e práticos que demandaram domínio nas áreas analítica, orgânica, inorgânica e físico-química e conhecimentos em química qualitativa e quantitativa para a realização correta e eficiente de técnicas laboratoriais em nível de graduação.
Para superar esse desafio, sua preparação foi intensa e baseada em estudos e treinamentos específicos para olimpíadas internacionais promovidas pelo Colégio Objetivo e por mestres da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Demonstrando todo o seu conhecimento na disciplina, o aluno garantiu a vaga para a OIAQ após se classificar entre os oito primeiros do Brasil nas eliminatórias promovidas pela OBQ de 2024.
Todos os alunos que estão imersos nesse cenário de competições de conhecimento almejam a chance de representar o Brasil e com Parra não foi diferente. O ano de 2024 marcou um momento ímpar em sua trajetória. Além de participar da Ibero-Americana de Química, ele esteve na China, onde competiu na Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (IMChO). Conquistou também a medalha de ouro na International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), na modalidade Junior, garantindo o segundo lugar na premiação que destacou os melhores desempenhos entre 85 países, além de receber o Prêmio Nacional, destinado ao melhor participante do Brasil.
“É um ano que vou relembrar para sempre, pois realizei todos os meus sonhos que envolveram as olimpíadas científicas desde o meu início nessa caminhada. Foi o desfecho perfeito para minha jornada nessas competições, no Ensino Médio e no Colégio Objetivo. Sem nenhuma dúvida, fui integralmente recompensado por todo o meu esforço e dedicação”, comenta.
Tudo isso, segundo Rafael, constitui uma bagagem inestimável que levará consigo. “Tenho certeza de que todo esse aprendizado mudou minha vida para melhor e sou eternamente agradecido pela chance que tive de crescer tanto com essas e todas as outras olimpíadas. Obrigado, professores. Obrigado, Colégio Objetivo! ”
Agora, uma nova missão se apresenta para Parra: focar sua atenção nos processos seletivos dos principais vestibulares – Enem, USP e Unicamp, com a intenção de cursar Química.
“A experiência do torneio significou bastante para mim. A oportunidade de ter o meu conhecimento em Química avaliado também por especialistas estrangeiros gerou devolutivas que confirmaram minha evolução e, assim, reforçaram o meu desejo por continuar estudando essa ciência na universidade”, afirma.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.