Parabéns, Alexandre Andrade de Almeida! São mais de 100 premiações nacionais e internacionais

Parabéns, Alexandre Andrade de Almeida! São mais de 100 premiações nacionais e internacionais

Alexandre Andrade de Almeida, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, com apenas 17 anos, coleciona mais de 100 medalhas, troféus e prêmios em olimpíadas científicas nacionais e internacionais: são 47 medalhas de ouro, 27 de prata, 10 de bronze, 9 honras ao mérito, além de 11 troféus e prêmios. A mais recente delas foi a conquista da medalha de prata na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ), realizada na Costa Rica, de 9 a 14 de outubro.

Essa nova vitória se junta às anteriores e faz coro emocionante pela riqueza de sua história pessoal e estudantil. Alexandre gosta de estudar, é um aluno que, literalmente, veste a camisa da escola e a exibe com carinho e orgulho.

Alexandre é portador de altas habilidades. Sua mãe e ilustre companheira de vida, Paula Joyce de Almeida, conta que, desde pequenino, ele apresentava um raciocínio

que ia muito além do natural, a ponto de montar um planetário de quase duas mil peças em apenas duas horas e um carro, com peças Lego, movido a energia solar, além de programar um robô-elefante, localizar mais de nove asteroides, sendo dois deles já reconhecidos como inéditos pela NASA.

Diante desse quadro e de outras manifestações incomuns para a idade, os pais concluíram que Alexandre precisava de um ensino avançado que estimulasse seus talentos. Foi então que, em 2017, por indicação de um amigo da família, aos 10 anos ele ingressou no 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, unidade Teodoro.

Desde sua chegada, seu desempenho escolar passou a despontar com alto rendimento, fato que propiciou seu ingresso, no Ensino Médio, no Colégio Objetivo Integrado, unidade voltada a estudantes que desejam aprofundar o aprendizado, permanecendo um maior tempo na escola, além do turno normal, ou participando de olimpíadas científicas com todo o respaldo e estrutura educacionais compatíveis com grandes desafios.

E foi nesse terreno que Alexandre calcou sua trajetória acadêmica, que em tenra idade já se mostrava delineada para sucessivas vitórias pautadas por um ensino de qualidade, por uma dedicação exemplar aos estudos e de desprendimento em compartilhar o que sabe. Em poucas palavras, Alexandre é solidário em repartir conhecimento e é também aberto a recebê-lo.

Tanto é verdade que, no 7º ano do Ensino Fundamental, fez uma apresentação a alunos do 5º ano sobre a chegada do homem à Lua; participou, no 9º ano, como palestrante do 1º Seminário de Astronomia e Astronáutica, promovido pelo governo federal em 2021; e agora, já no fim do seu ciclo no ensino básico, voltou à unidade Teodoro para contar aos colegas como é ser um estudante olímpico e como a participação em olimpíadas favoreceu seus estudos.

A história de Alexandre Andrade de Almeida rende um livro escrito com a caneta do esforço, da obstinação, da inteligência, do apoio familiar e escolar. Ele, que quer ser médico, parece já ter incorporado o papel de um futuro cientista da Faculdade de Medicina da USP, por onde transita hoje com catedráticos e certamente lá se graduará. Almeida se sente à vontade entre seus pares que dedicam os dias à pesquisa científica, junto com professores e coordenadores do Objetivo, docentes da USP, Instituto Butantan e da Universidade Paulista – UNIP, instituição de Ensino Superior que compõe o Grupo Objetivo. Na UNIP, Alexandre recebeu treinamento prático nos laboratórios do Núcleo de Pesquisas em Biodiversidade (NPBio) e no Centro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental.

Alexandre é muito mais que fruto da perseverança: é a conjugação do esforço e a vontade de aprender, de quem não se limita apenas ao que os olhos conseguem enxergar, aliados a excelentes professores e profissionais que o assistem nessa jornada acadêmica, mostrando que, com apoio, é possível ir muito além do que se pode imaginar. Nas palavras dele: “O que limita as pessoas é o quão fundo elas querem ir. ”

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.