Olimpíada Internacional de Informática: medalha de bronze para Renato Ferreira
Renato Ferreira Pinto Júnior, aluno da 1ª série do Ensino Médio, acaba de retornar do Canadá, trazendo na bagagem uma medalha de bronze conquistada na International Olympiads in Informatics (IOI 2010). O torneio, realizado entre os dias 14 e 21 de agosto, na cidade Waterlloo, reuniu 293 estudantes de 73 países. Renato, 15 anos, conseguiu um feito inédito: é o estudante brasileiro mais jovem a conquistar medalha em todas as edições da Olimpíada Internacional de Informática. “Fiquei muito feliz, pois vi que o tempo de preparação valeu a pena, possibilitando que participasse de uma competição avançada na área que mais gosto de estudar, que é Computação”, comenta.
A olimpíada tem o intuito de estimular o interesse pela Informática (Ciência da Computação) e Tecnologia da Informação, desafiando os participantes a solucionar problemas dessas áreas, o que requer conhecimento em programação e estruturas de dados.
“Renato teve um desempenho fantástico. É o primeiro estudante brasileiro, ainda cursando a 1ª série do Ensino Médio, a trazer uma medalha da IOI. Esse resultado coroa uma preparação longa e vitoriosa, pois no ano passado já havia sido o estudante mais jovem a representar o Brasil na competição, superando alunos do ITA, USP e Unicamp na fase classificatória, decisiva para a composição da delegação brasileira”, comenta o professor Luís Rogério da Silva, coordenador do curso especial para as Olimpíadas de Informática e Robótica.
A equipe brasileira foi composta por quatro estudantes, entre os quais também estava André Hahn Pereira, ex-aluno do Objetivo, que atualmente cursa o primeiro ano de Engenharia de Computação na USP. André Hahn também conquistou bronze.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.