Olimpíada Internacional de Ciências: Alunos do Objetivo chegam a Jacarta
Karen Hosomi Teramae, Objetivo Paz, Thomás Gaze Debeus, Objetivo Guarujá, e Bruna Guidini Santos, Objetivo Cantareira, integraram com mais três estudantes a linha de frente de brasileiros selecionados a participar da 1a Olimpíada Internacional de Ciências Júnior (IJSO). A atividade aconteceu em Jacarta (Indonésia), reunindo cerca de 240 jovens, entre 14 e 15 anos, englobando 40 países.
Na fase nacional brasileira, 120 estudantes foram inscritos por diversas escolas, em sua maioria do estado de São Paulo. Os participantes passaram por uma rigorosa seleção e foram avaliados por um comitê de especialistas do Centro de Biotecnologia Molecular e Estrutural do Instituto de Física da USP de São Carlos.
Antes de partir para o torneio, a delegação brasileira participou de um treinamento intensivo em São Carlos, sob a coordenação do professor Ozimar Bohmer, diretor executivo da Associação Paulista de Professores de Física. "Nas atividades práticas aplicadas em São Carlos, os alunos conheceram alguns procedimentos técnicos de laboratório, manipularam diversos tipos de materiais e, além disso, foi aplicado um simulado experimental”, esclarece Bohmer.
Em Jacarta, foram aplicadas três provas: a primeira com 25 testes, a segunda com 4 questões dissertativas e a última, experimental.
Karen, Thomás e Bruna comentam que participar da Olimpíada Internacional de Ciências proporciona experiência, vivência cultural e orgulho em representar o Brasil. Como prêmio, eles ganharam uma bolsa de estudos integral para um curso na Escola Avançada de Biotecnologia Molecular da USP de São Carlos.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.