Olimpíada Brasileira de Linguística premia alunos do Objetivo

Já ouviu falar da Olimpíada Brasileira de Linguística Kytã (OBL)? Trata-se de uma olimpíada diferente das tradicionais. A proposta é promover entre estudantes do Ensino Médio a consciência sobre linguagem em geral e apresentar a diversidade linguística mundial. Em vez de ser numerada, cada edição receberá um sobrenome diferente. Esta primeira foi denominada Kytã, palavra tupi que significa “nó”.

O evento, que envolveu participantes de 20 cidades – pertencentes a 10 dos 27 estados da federação, foi encampado pelos alunos do Colégio Objetivo. Prova disso são as 11 medalhas conquistadas: 4 de ouro, 2 de prata e 5 de bronze. Confira o nome dos premiados abaixo.

A OBL foi constituída de duas fases: a primeira, realizada nas escolas durante o mês de abril, consistiu em uma prova com seis questões sobre assuntos como guilagem camaco, adjetivos exóticos, declinações latinas, alfabeto cirílico, numerais inuktitut  e gênero nos verbos poloneses. A segunda ocorreu em maio, na Universidade de São Paulo (USP), e reuniu cerca de 60 alunos que se destacaram na fase anterior. Divididos em equipes, eles solucionaram problemas e desafios, participando de oficinas de Linguística.

Premiação da Olimpíada Brasileira de Linguística

Ouro
Francesco Perrotti-Garcia
Gustavo Haddad Francisco e Sampaio e Braga
Ivan Tadeu Antunes Filho
Renato Ferreira Pinto Júnior

Prata
Danilo Moreira Simões
João Gabriel Faria e Miranda

Bronze
Amanda Maria de Oliveira
Bruno Kenichi Saika
Carla Cristina Bove de Azevedo
Rachel Kalkaslief de Souza
Ramon Silva de Lima

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.