Objetivo traz ouro e bronze do maior torneio mundial de Robótica
A RoboCup é o maior torneio de robótica estudantil do mundo. Reúne alunos do ensino fundamental ao universitário para apresentar trabalhos de alta performance tecnológica em robótica, sob diferentes modalidades.
De 04 a 10 de julho de 2023, a cidade de Bordeaux, na França, sediou a RoboCup e a RoboCup Jr e recebeu 2.500 estudantes oriundos de 50 países.
O Colégio Objetivo e o Colégio Objetivo Integrado enviaram um grupo de 14 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Médio, para defender o Brasil na RoboCup Jr.
Cinco professores os acompanharam.
Uma das missões dos robôs é o resgate de vítimas acometidas por diferentes tipos de acidentes, naturais ou não.
A equipe Defenders, do Objetivo, juntou-se a um grupo de estudantes da Alemanha, em uma missão que uniu esforços e colaboração.
As duas equipes rapidamente tiveram de reprogramar um robô e planejar estratégias para o resgate de vítimas presas em um labirinto, como se estivessem, por exemplo, dentro de uma caverna.
O robô precisou explorar todas as possibilidades dentro do labirinto e solucionar os problemas.
O robô do Objetivo e da equipe alemã, na modalidade Rescue Maze SuperTeam, gabaritou a pista! E se consagrou como o 1º do Mundo ao receber a medalha de OURO!
E pensar que um grande terremoto ocorrido no Japão fosse gerar uma pesquisa de robótica, envolvendo estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, sobre resgate de vítimas da ocorrência de desastres naturais.
Em uma simulação de terremoto, por exemplo, os robôs precisam analisar as dificuldades, os riscos e localizar as vítimas. Tudo deve ser detalhadamente discutido, planejado, em tempo mínimo, pois estamos falando de salvar vidas.
A equipe Time 73 RoBits, do Objetivo, tornou-se a 3ª melhor do planeta, na modalidade Rescue Simulation, na RoboCup Jr 2023, e recebeu a medalha de BRONZE!
A Molibdênio 42, do Objetivo, é a equipe brasileira que mais participou da RoboCup Jr internacional. Foram cinco vezes. Conquistou títulos importantes na modalidade OnStage Secondary, em que robôs e humanos interagem.
São 4 medalhas de OURO e 1 de PRATA, fase nacional; PRATA no mundial; TOP3 do Mundo (na pandemia, com a RoboCup de forma on-line, não houve premiação em medalhas); e prêmio Best Software Solution. Agora, na França, foi escolhida como Best Feature Integration!
A Molibdênio 42, do Objetivo, na modalidade OnStage Secondary, já competiu presencialmente no Canadá, na Austrália, na Tailândia e na França.
Agora, levou o ET, personagem do famoso filme da Universal, para tentar telefonar e localizar os familiares do espaço, e andar de bicicleta, diante dos juízes franceses. Conquistou o prêmio de Best Feature Integration, ou Melhor Integração na RoboCup Jr!
Precisamos falar do impacto que causou a presença dos alunos do Objetivo no aeroporto internacional de Guarulhos.
No embarque para a França, pessoas vinham perguntar sobre o grupo. Quando descobriam que se tratava de campeonato de ciência, incentivavam, aplaudiam, ovacionavam.
Na volta ao Brasil, foi a mesma coisa.
Outro fato a se destacar é a volta ao Objetivo de ex-alunos medalhistas em olimpíadas científicas. Voltam como professores ou técnicos das equipes.
O técnico da Time 73 RoBits, que se classificou como a 3ª melhor equipe do planeta, é ex-aluno medalhista. Fala francês tão fluente que impressionou os nascidos na França.
Outro ex-aluno medalhista, também técnico, demonstrou muito cuidado com os estudantes. Pedia constantemente que se hidratassem, em razão do calor na Europa; cumprissem os horários; tivessem responsabilidade com materiais e objetos.
Bonito de ver. Alunos saem em competição. Ex-alunos voltam para ensinar e treinar. Tem sido assim. É assim.
Estamos falando de um resgate de memórias e da união e colaboração entre equipes científicas do Objetivo. Uma história sem fim.
Parabéns, alunos, professores e técnicos do Colégio Objetivo!
Texto de Sandra Miessa
13 de julho de 2023
Objetivo na imprensa
Alunos do ensino fundamental e médio de SP levam ouro em mundial de robótica na França
Portal O Globo, 15/07/2023 — Clique aqui e veja a matéria na íntegra
Alunos de SP levam pódio em mundial de robótica na França
Veja São Paulo, 12/07/2023 — Clique aqui e veja a matéria na íntegra
Brasileiros conquistam ouro e bronze em torneio de robótica na França
Uol, 12/07/2023 — Clique aqui e veja a matéria na íntegra
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.