Objetivo On: aprender e compartilhar saberes é produzir conhecimento
Proporcionar novas descobertas, instigar a curiosidade, ampliar e aprofundar conceitos de diferentes áreas de aprendizagem, desenvolver o conhecimento científico são as finalidades do Objetivo On – mostra de trabalhos interdisciplinares dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Pais, amigos e familiares conferiram o resultado final da atividade nas exposições realizadas nas unidades Alphaville, Cantareira, Granja Viana, Paz, Teodoro e Vergueiro, nos meses de outubro e novembro.
No Objetivo On, os alunos são protagonistas de todo o processo: participam das experiências, das vivências e pesquisas, da escolha dos temas e da produção dos trabalhos que envolvem as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Inglês, Artes Visuais, Música e Tecnologias Educativas. Cada turma desenvolve um projeto e novos caminhos se abrem a cada desafio proposto, estimulando a criatividade, o raciocínio e a reflexão para resolução dos problemas.
A programação diversificada estimula habilidades socioemocionais, a liderança, a empatia, a colaboração, a autoestima, a cooperação, a confiança, a responsabilidade e o pensamento crítico. A consciência ecológica também faz parte da atividade. Para a criação dos trabalhos, os alunos adotam ações sustentáveis, com reutilização de materiais e práticas ecofriendly – “amigável ao meio ambiente”.
Descobrir, interagir e aprender
Assuntos diversificados inspiraram as produções dos alunos do Objetivo Cantareira. Explorando a temática “Órgãos dos Sentidos”, as crianças do 2º ano aprenderam sobre os mecanismos de percepção (visão, audição, olfato, tato e paladar) e seu papel crucial para a nossa interação com o ambiente. No espaço “Os Sentidos em Ação”, o público pôde conferir os experimentos desenvolvidos pelos alunos. No trabalho “A Viagem ao Egito”, proposto pela turma do 5º ano, a história, a arquitetura e as tradições desse país enriqueceram a compreensão coletiva sobre diversidade cultural. Em uma outra atividade, os alunos planejaram e criaram um jogo de Escape Room nas aulas de Língua Portuguesa, em que os pais foram desafiados a desvendar os enigmas e superar obstáculos. Foi necessário usar criatividade e conhecimento em Ciências, História, Geografia, Matemática e Tecnologia para decifrar as cartas enigmáticas que levavam ao desfecho da aventura. Música, teatro e exposição de telas também fizeram parte das apresentações.
“A integração de tecnologia e estratégias pedagógicas inovadoras tornou a experiência educativa mais dinâmica e interativa para todos os envolvidos. O Objetivo On foi uma celebração do conhecimento, da criatividade e do engajamento dos alunos”, comenta Náthaly Goulart, coordenadora do Objetivo Cantareira.
O livro O ponto, de Peter Reynolds, inspirou os trabalhos das crianças do Objetivo Granja Viana. A obra fala sobre o poder do elogio e de como todos têm uma marca para deixar em algum lugar e nas suas relações. “A entrada da escola foi o ponto de partida de um trem imaginário que percorreu várias estações. Cada estação destacou os trabalhos produzidos pelas turmas”, explica a coordenadora Simone Valfogo. O público que visitou a mostra conferiu os trabalhos das crianças inspirados nas obras de Kandinsky e do artista Eduardo Kobra, no livro As crônicas de Nárnia, nas obras e personagens do escritor Roald Dahl, entre outros. Uma das estações fez os visitantes refletirem sobre como planejar o espaço em que vivemos para transformá-lo em um lugar acolhedor e repleto de boas possibilidades.
Já as crianças do Objetivo Vergueiro embarcaram em uma viagem lúdica com Alice, personagem clássica da obra de Lewis Carroll, rumo ao “Brasil das Maravilhas”. A diversidade cultural, étnica e geográfica do país foi retratada no Objetivo On programado pela unidade. Cada turma ficou responsável por destacar as características de uma região. O aluno Henrique Ramos Teixeira, do 4º ano, conta que sua turma apresentou o Nordeste. “Vários trabalhos que estão aqui são baseados na história da região: o cordel nordestino, o mamulengo, a mandala Olho de Deus e muito mais. Outra curiosidade que apresentamos foi a comida e os vários temperos que eles usam, aliás, o Nordeste é especialista em temperos.”
Fechando o passeio cultural do Objetivo Vergueiro, na “Galeria dos Brasileirinhos”, o público pôde contemplar as telas pintadas pelos alunos, inspiradas nas obras de cinco grandes mestres: Tarsila do Amaral, Romero Britto, Aldemir Martins, Beatriz Milhares e Vik Muniz.
Um dos trabalhos apresentados pelos alunos do 4º ano do Objetivo Teodoro, por sua vez, foi inspirado no livro A árvore da família, da autora Maísa Zakzuk. A atividade destacou a importância de conhecer e resgatar as histórias familiares. As crianças construíram um portfólio que reuniu informações como sua origem, hábitos e costumes dos seus antepassados, a árvore genealógica e um livro com “Receitas das famílias”, que foram preparadas e degustadas durante o evento.
O Objetivo On aproximou, assim, as famílias dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em todas as áreas do conhecimento. Os espaços estavam repletos de apresentações e exposições interativas, desenvolvidas ao longo do ano letivo, com conteúdos diversos, materializados em trajetórias plenas de significados.
Confira as Fotos:
- Objetivo Alphaville
- Objetivo Cantareira
- Objetivo Granja Viana
- Objetivo Paz
- Objetivo Teodoro
- Objetivo Vergueiro
Vídeos Relacionados
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.