Nas ruas de SP, alunos conhecem as culturas que influenciaram o mundo medieval

A Igreja Católica foi uma das mais importantes instituições da Idade Média, definindo e controlando práticas e padrões de comportamento de boa parte da população europeia. Em um outro continente, a cidade de Meca representava o mais importante centro religioso e comercial da Península Arábica. Lá, por volta de 570, nasceu Muhammad (ou Maomé), o profeta de Alá. Segundo a tradição islâmica, Maomé teve uma visão do anjo Gabriel, o qual anunciou as bases de uma nova religião monoteísta que alterou o destino do mundo árabe.

Nas aulas de História do segundo bimestre, os alunos do 7º ano aprenderam sobre a formação do mundo medieval e tiveram contato com as culturas bizantina, árabe, judaica e cristã.

Das salas de aula para as ruas de São Paulo, os estudantes visitaram locais que preservam as tradições das mais importantes manifestações religiosas do período: a Mesquita do Pari (árabe-islâmica), a Igreja Ortodoxa Armênia de São Jorge (bizantina), a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (católica, representando Roma) e a Sinagoga Adat Ischurum (judaica).

A atividade, desenvolvida pela disciplina de História, proporcionou o contato com elementos que possibilitaram a reflexão sobre diferentes visões de mundo e, consequentemente, o respeito à diversidade cultural e às manifestações religiosas.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.