IYPT – Hungria: Nicholas Siqueira Eduardo conquista medalha de bronze no mundial de jovens físicos

Ano a ano o Brasil tem sido muito bem representado no mundo da Física pelos estudantes. Desta vez, Nicholas Siqueira Eduardo, aluno da 3ª série do Colégio Objetivo Integrado, conquistou a medalha de bronze no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT). Disputando com 39 delegações de todos os continentes, o aluno compôs a equipe brasileira no mundial, realizado em Budapeste (Hungria), de 10 a 17 de julho de 2024.

Dirigido a estudantes do Ensino Médio, o IYPT é uma competição científica conhecida como a Copa do Mundo da Física. O grande diferencial do torneio é o formato da disputa, realizada em grupos que debatem resoluções de problemas em Física.

Chamadas de Physics Fights, as discussões ocorrem exclusivamente em língua inglesa, em rodadas de 50 minutos. Os problemas abrangem diferentes áreas da disciplina e desenvolvem a criatividade, a concentração, o raciocínio indutivo e dedutivo, a habilidade de construir hipóteses, a capacidade de observação, de análise de argumentos e de formulação de hipóteses.

Para chegar ao mundial, Nicholas participou do IYPT Brasil, realizado de 22 a 24 de março, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Pela regra, as cinco melhores equipes classificam-se para o torneio internacional. Cada um dos times vencedores escolhe um dos seus integrantes para compor uma equipe única de brasileiros no mundial.

Nicholas foi indicado por sua equipe Muleke Nêutron. “A dinâmica das apresentações, oposições e avaliações me cativaram, pois gosto participar de discussões sobre Ciência. Mas, além disso, sem dúvida, o que melhorou ainda mais a minha experiência foram os meus amigos do Colégio, tanto os que integraram a minha equipe, quanto os meus amigos das outras equipes. Eles tornaram o evento ainda mais especial para mim”, afirma o aluno.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.