IJSO 2009, no Azerbaijão: Alunos conquistam prata e bronze
Estudantes de 50 países foram desafiados a mostrar tudo o que sabem sobre ciências na International Junior Science Olympiad (IJSO) 2009. Dos seis estudantes que integraram a delegação brasileira, cinco são do Colégio Objetivo. Todos trouxeram medalhas: as de prata vieram de Gustavo Haddad Francisco e Sampaio Braga (Objetivo São José), Lucas Colucci Cavalcanti de Souza (Objetivo Tatuapé) e Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho (Objetivo Lins). Já Gustavo de Carlis Miranda (Objetivo Paulista) e Matheus José de Oliveira Guimarães (Objetivo Taubaté) ganharam bronze.
A IJSO avalia os conhecimentos dos estudantes de até 15 anos, nas disciplinas de Física, Química e Biologia. Na edição de 2009, realizada em Baku (Azerbaijão), de 2 a 11 de dezembro, a equipe brasileira passou por avaliações teóricas e experimentais.
“As provas são de alto nível e requerem, além de domínio de Física, Química e Biologia, bastante agilidade, visto que o tempo para resolver as questões é pequeno quando comparado ao nível de dificuldade”, conta Gustavo Haddad. Esta foi a segunda vez que o estudante participou da competição internacional. No ano passado, Gustavo foi o único aluno brasileiro do Ensino Fundamental a participar da IJSO 2008, realizada na Coreia do Sul, e também o único a trazer o ouro para o Brasil.
A seleção para a delegação brasileira na IJSO 2009 ocorreu entre os mais bem classificados na IJSO Brasil. Na fase nacional, ocorrida na Escola Politécnica da USP, em outubro deste ano, os cinco alunos do Colégio Objetivo conquistaram medalhas de ouro, alcançando a máxima colocação entre 100 melhores estudantes de Física, Química e Biologia de todo o País.Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.