Exposição Pequenos Inventores, Grandes Invenções estimula ideias criativas

Estimular a criatividade e o uso da imaginação em busca de descobertas é a proposta da exposição <em>Pequenos inventores, grandes invenções</em>. No Laboratório de Tecnologia do Colégio Objetivo, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental fazem diversas pesquisas e simulações para apoiar a aprendizagem, relacionando a ciência com suas experiências pessoais. O empenho dos alunos foi demonstrado para pais, educadores e familiares que visitaram as exposições realizadas nos meses de novembro e dezembro.

"São explorados os conceitos de eletricidade, magnetismo e robótica. Os alunos produzem os projetos nas aulas de Ciências e Informática. A atividade lúdica valoriza o trabalho em grupo, a cooperação e o planejamento", explica Lais Lemes Costa, coordenadora de Ciências do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A sustentabilidade ambiental é outro ponto importante tratado na atividade. Para a execução dos inventos, as crianças utilizam materiais recicláveis. Caixas de papelão se transformam em robôs, garrafas plásticas viram foguetes, e até uma mesa de DJ é feita com produtos que iriam para o lixo.

Papel, acrílico, caixa de sapato, interruptor, pilha e até pipoca foram os materiais utilizados por Vitoria Bagatelli de Oliveira para confeccionar a “Pipoqueira Maluca”. “Adorei participar da exposição. Gosto muito de Informática e Robótica, então foi uma oportunidade de apresentar para os pais o que aprendemos nas aulas.”

Por gostar muito de música, Luana de Jesus decidiu produzir uma mesa de DJ. “Foi muito divertido fazer esse projeto. Utilizei vários materiais recicláveis que tinha em casa. Meus pais me ajudaram na execução. Gostei muito do resultado final.”

Os pais também tiveram um papel importante na concepção dos projetos. Eles colaboraram para colocar as ideias das crianças em prática. No Objetivo Teodoro, por exemplo, foram convidados para passar a manhã com os filhos construindo novos inventos. Helen Pereira da Costa Ginante e sua filha Maria Luiza Costa Ginante projetaram a “Aranha Doida”. “Estou gostando muito de participar. É importante acompanhar a rotina escolar dos nossos filhos e esse projeto Pequenos inventores é incrível”, comenta Helen.

Vídeos Relacionados

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.