Evidências da transformação do espaço em Santos é tema de estudo do meio

Todo estudante que participa de uma expedição recebe um desafio. Durante o estudo do meio Evidências da transformação do espaço em Santos, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo tiveram a missão de estudar paisagens para encontrar vestígios da colonização portuguesa no País e analisar as transformações da cidade.

O estudo do meio permite que o aluno tenha contato com o assunto trabalhado em sala de aula, por meio de roteiros que oferecem a imersão no objeto de estudo, estimulando o aprendizado.

“A proposta da atividade foi pesquisar os vestígios do passado e sua relação com a cidade atual e refletir sobre o significado da preservação histórica, visitando alguns cenários privilegiados, como a Estação do Valongo, Igreja do Valongo, Bolsa do Café, Centro Histórico, Fortaleza da Barra e Monte Serrat”, explica Maria Teresa Van Acker, coordenadora de História do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A cada local visitado, os alunos foram descobrindo aspectos que só a vivência oferece. Todos os locais foram registrados em fotos e no caderno de campo.

Fernanda Domingues Schiavo, do 8º ano do Objetivo Paz, elegeu a Fortaleza da Barra como um dos pontos mais interessantes visitados. “Aprendi que, por conta da importância que os fortes tinham na época colonial, sua localização estratégica foi o diferencial para algumas vitórias dos portugueses e dos espanhóis.”

Maria Luíza Miessa DG, do Objetivo Teodoro, gostou de conhecer o Monte Serrat. “Foi lindo, no Monte Serrat conseguimos ver praticamente a cidade inteira e até localizar alguns dos lugares que visitamos.” 

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.