Estudo do meio: alunos aprendem na prática a história do ciclo do café

Imagine visitar uma fazenda de café bicentenária! Viajar no tempo atéo século 19 eaprender na prática sobre o Brasil Colônia, a época da escravidão, estudar a história do café e as transformações, tanto econômicas quanto sociais, proporcionadas pelo produto.

Os alunos 5º ano do Ensino Fundamental visitaram, em Jundiaí,a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, que resgata a importante história do ciclo do café.

A fazenda, com 30 mil m2 de área verde, começou sua produção em meados de 1810 e participou do ciclo do café até 1930, período em que o preço do produto caiu drasticamente, obrigando seus administradores a diversificar a produção, que voltou a ter como base o café em 1955.

Além da preservação do estilo arquitetônico da época, a fazenda abriga o Museu do Café, lugar repleto de documentos, fotos e objetos relacionados à produção cafeeira. Também foi possível caminhar pelo campo e visitar a casa-sede, a casa do colono, a tulha, as senzalas e a igreja, que remontam ao cenário colonial.

A aluna Beatrice Ricciardi Huang do Objetivo Paz, se surpreendeu com o tratamento que davam aos escravos: “Ver como os escravos se recolhiam à noite foi muito triste. Na senzala não conseguiam nem ficar em pé. Eles sofriam maus tratos. Fico feliz por não existir mais a escravidão”, comenta.

O estudo do meio permitiu que o aluno tivesse contato com o assunto trabalhado em sala de aula por meio de roteiros que proporcionaram uma imersão total no objeto de estudo.

A cada local visitado, acompanhadas pelos professores e monitores, as crianças descobriram aspectos que só a vivência oferece.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.