Encontro Pedagógico – 27 de agosto – Ribeirão Preto
Ribeirão Preto sedia Encontro Pedagógico do Sistema Objetivo de Ensino
As escolas conveniadas ao Objetivo recebem, desde o início da parceria, atenção especial. São oferecidos cursos e oficinas periódicos visando à preparação de professores, coordenadores e mantenedores, integrando-os ao Sistema de Ensino Objetivo. E mesmo depois de familiarizados, os educadores são atendidos por meio de aperfeiçoamento constante. Tudo isso para garantir e manter a excelência da educação oferecida.
No Encontro Pedagógico do Sistema Objetivo de Ensino sediado em Ribeirão Preto, em 27 de agosto, foram realizadas atividades que promoveram uma valiosa troca de experiências e disseminaram novas possibilidades de utilização do material didático.
Professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores e mantenedores das escolas da cidade e região participaram de debates, experimentações e trabalhos diversificados, construindo juntos conceitos atualizados, que poderão ser aplicados em sala de aula.
Um dos temas abordados com docentes do 6º ao 9º ano foi Linguagens artísticas e suas aplicações pedagógicas. Proposto pela coordenadora Paula Ariane Moraes, foram apresentadas situações de aproximação da produção artística, com ênfase em linguagens contemporâneas. Por meio de reflexões, os profissionais ampliaram o repertório de práticas que os auxiliarão nas atividades.
Para os educadores do 2º ao 5º ano, a oficina Da leitura da imagem à leitura da realidade discutiu estratégias que instigam a formação do olhar em sua universalidade.“O olhar que lê a arte abrange a sensibilidade e a inteligência do sujeito em todas as dimensões da vida. Ler essa linguagem universal depende, em parte, de um investimento em sua formação”, comenta Beth Sennes, coordenadora de Artes.
A oficina Música na sala de aula: ritmo e percussão propiciou aos docentes do 2º ao 5º ano o contato com vários ritmos e sons. “A sala de aula é um espaço de múltiplas vivências. O ritmo é um traço comum dos instrumentos musicais, mas que se diferencia de uma música para outra”, ressalta Beth.
Discussão, análise e aplicação de atividades práticas foi um dos cursos propostos pelo coordenador José Alencar aos educadores de Ciências do 6º ao 9º ano. Os debates enfatizaram a importância da realização de atividades práticas como meio de aprendizagem. Já no curso Tempo geológico e biodiversidade, os professores de Ciências e Geografia participaram de uma atividade interdisciplinar a respeito da temática.
Geografia Social: qualidade de vida, ambiente e sociedade, curso proposto pela coordenadora Vera Lucia Antunes e direcionado aos docentes do Ensino Médio, teve como tema central os estudos relacionados ao crescimento econômico sustentável, além da busca de soluções de ganhos econômicos e ecológicos.
Com a palavra o educador
“Participei do curso Planejamento e gestão de projetos educacionais. Achei ótimo, pois esclareci dúvidas e possibilidades de utilização do material didático.”
Maria José Therezan
Professora de Português do JS Objetivo / Centro Educacional de Serrana
“A vantagem de utilizar o Sistema Objetivo é o material de qualidade e contextualizado. O Encontro está suprindo minhas expectativas. As palestras nos levam a refletir sobre nossa prática profissional.”
Luiz Fernando Trentin
Coordenador e professor do Objetivo Batatais
“É importante a formação continuada do professor. O curso oferece troca de experiência e informações para auxiliar e aprimorar nossas práticas pedagógicas.”
Jane Carina Ernandes Petri
Professora de Matemática do Colégio Futuro
“O Encontro Pedagógico é uma oportunidade para conhecer novas técnicas, materiais e profissionais. O material do Objetivo é rico em detalhes e informações, o que nos abre uma gama imensa de oportunidades. Com as propostas apresentadas, podemos trabalhar de forma variada em diversos momentos.”
Denise Maria de Barros Lima
Professora de Ciências do Objetivo Batatais
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.