Encontro Pedagógico – 26 de maio – Niterói (RJ)
Encontro Pedagógico promove a troca de experiências
O constante aprimoramento dos educadores é uma condição imprescindível para uma educação de qualidade. Os cursos elaborados por especialistas do Sistema de Ensino Objetivo fazem com que os participantes exercitem o que aprenderam e ampliem seus conhecimentos. São promovidas atividades de variados interesses e disciplinas que convergem para um objetivo comum a todos: atingir a excelência no processo de ensino e aprendizagem. Em 26 de maio, os educadores de Niterói (RJ) e região participaram do Encontro Pedagógico realizado no Colégio Objetivo Camboinhas.
Os docentes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental participaram do curso Oralidade e escrita: como a exploração da linguagem oral pode contribuir para o trabalho de letramento e desenvolvimento da alfabetização. A proposta do curso, ministrado pela educadora Graziela Pires Aquino, foi apresentar aos professores possibilidades de trabalho para que as crianças adquiram a habilidade de escrever e alcancem um bom desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor.
O curso Aprendizagem significativa – como proporcionar situações que favoreçam a construção do conhecimento?, apresentado pela professora Vanessa Gervásio Martin, discutiu a temática com os professores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O curso teve o objetivo de provocar situações que favoreçam a reflexão sobre o papel do docente de oferecer condições para a construção do conhecimento pelos alunos a partir de suas experiências, proporcionando situações desafiadoras a eles.
A aula Metodologias ativas de aprendizagem – experiências e possibilidades foi ministrada por Sonia Bercito, coordenadora da produção do material didático do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Sistema Objetivo. Nela foram discutidos métodos ativos e criativos centrados no aluno, com o uso ou não de tecnologias digitais. Além disso, foram apresentadas vivências que se caracterizam pelo aspecto participativo e colaborativo, ressaltam o protagonismo dos alunos, o desenvolvimento dopensamento crítico, a autonomia e a autoria.
O curso Relacionamento interpessoal no Ensino Médio: um desafio no espaço escolar foi o tema da discussão com os docentes desse nível. “Todos sabemos dos desafios encontrados por nós, professores, ao trabalharmos com a formação dos estudantes no Ensino Médio: lidar com as transformações características da adolescência e com as modificações na organização do currículo previstas pelo governo”, comenta o educador Fernando de Paiva Santos.
O curso tematizou as formas de se manter uma comunicação e mostrou como relacionamentos interpessoais positivos podem mudar o rumo do processo educativo. “Não é só a troca de experiências que contribui para isso, pois reavaliarmos e refletirmos sobre a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro da escola também são atitudes fundamentais”, explica Paiva.
Os coordenadores refletiram sobre a prática da profissão no curso A gestão do tempo na rotina do coordenador pedagógico, orientados por Marcia Carvalhinha, responsável pelo Departamento de Apoio Pedagógico do Sistema de Ensino Objetivo. A educadora mostrou como gerenciar situações que fazem parte da profissão, organizando uma rotina funcional.
Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram desse Encontro poderão inscrever-se novamente em outros cursos e oficinas nas próximas edições do evento. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou podem ser acessados clicando aqui.
Confira os depoimentos:
Maria Angélica de Lima Barros Miranda, professora do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Colégio Arco-Íris, em Duque de Caxias (RJ)
“Os encontros são muito importantes, pois neles há a troca de experiências. Sônia Bercito trabalhou temas atuais e abrangentes. ”
Mirielly Benvindo Amorin, professora do Ensino Fundamental do Colégio Arco-Íris, em Duque de Caxias (RJ)
“Super interessante, com temas atuais do nosso cotidiano e dentro da nossa realidade profissional e social. Nos ajudou a refletir sobre nós e sobre como podemos melhorar como profissionais.”
Priscila Cristiane Dias Silva, professora do 2º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Camboinhas, Niterói (RJ)
“Enriquecedor e dinâmico, pois conseguimos interagir uns com os outros e trocar ideias sobre o cotidiano da sala de aula.”
Izabela F. Pizarro da Silva, professora do 4º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Camboinhas, Niterói (RJ)
“Achei maravilhoso! É extremamente importante e enriquecedor trocar experiências num ambiente descontraído e motivador.”
Ronaldo Chaves de almeida, professor de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Camboinhas, Niterói (RJ)
“A comunicação, linguagem e interpessoalidade no cotidiano do professor em sala de aula são ferramentas fundamentais para que possamos evoluir. Houve uma boa abordagem no curso, clareza nas explicações e o tema foi muito pertinente ao momento atualmente vivido por nós professores.”
Poliana Santos, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Objetivo Camboinhas, Niterói (RJ)
“Os Encontros Pedagógicos são importantes e necessários para a atualização dos diversos educadores envolvidos e para as trocas de experiências entre eles. O curso oferece a oportunidade de refletir sobre a prática pedagógica, atendendo diretamente a demanda de cada função exercida na escola.”
Rosylene de Lima da Silva, orientadora pedagógica do Colégio de Aplicação Ferreira, Rio de Janeiro (RJ)
“Os pontos que mais me chamaram atenção foram a troca de experiências e realidades de cada instituição. O tema do cursoA gestão do tempo na rotina do coordenador pedagógico foi muito bom e atual, pois corresponde às vivências do coordenador.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.