Encontro Pedagógico – 25 de março – São Paulo 2
Encontro Pedagógico possibilita troca experiência e apresenta novas estratégias de ensino
O Sistema de Ensino Objetivo proporcionou aos educadores mais uma oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos no Encontro Pedagógico realizado em 25 de março, no campus Cidade Universitária da Unip. Professores, coordenadores, diretores e mantenedores da Educação Infantil a Ensino Médio participaram de um dia de aprimoramento profissional e de troca de experiências.
Um dos cursos programados para os educadores da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foi Objetos virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico em uma abordagem interdisciplinar. A coordenadora Mônica Valls Moreira e a professora Carmem Célia A. de Oliveira apresentaram os objetos virtuais de aprendizagem como ferramentas facilitadoras do processo de ensino, estimulando o raciocínio e o pensamento crítico dos alunos e associando o potencial da tecnologia às novas abordagens pedagógicas.
“O curso acrescentou muito, ajuda o educador a trabalhar melhor com os recursos que estão disponíveis e ser mais criativo”, comenta o professor Paulo Henrique Miranda, da Colégio Escalada Objetivo, de Francisco Morato (SP).
Por meio do estímulo sensorial e da prática significativa, o curso A descoberta através dos sentidos, promovido pelo professor Marcos Roberto dos Santos, mostrou como os educadores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental podem explorar e descobrir o universo das artes.
“O encontro abre oportunidade de dividir experiências da sala de aula com outros profissionais, fazendo mudar ou adaptar as ideias”, complementa a professora Ana Lucia Elizeu Gregorio, do Colégio Arara Azul (SP).
A coordenadora Deborah Cristina Catarinacho e as professoras Elizabeth Alves dos Santos Nascimento, Bruna Fabiani Carvalho Fonseca e Ilda Crisitina Pereira Barbosa apresentaram aos educadores de Língua portuguesa o curso Da roda de leitura à produção oral e escrita: o lugar privilegiado do jornal nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A aula objetiva disseminar estratégias que propiciem o uso da mídia em sala de aula de forma significativa e contextualizada, explorando as múltiplas possibilidades de análise da linguagem jornalística e dos gêneros textuais que configuram esse suporte, tais como notícia, reportagem, entrevista, entre outros.
Ajudar os professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a pensar a Matemática de forma mais dinâmica na aprendizagem significativa, duradoura e efetiva, foi a proposta docurso ministrado pela coordenadora Maria Ignez Gerotte e pelas professoras Luciana Baia Lopes e Silvia Regina Keyassu Bovino.
Lívia Bastos Rocha, psicóloga do Colégio Brilho do Saber, de Paraguaçu (MG), ressalta que percebeu o entusiasmo dos participantes. “Toda a proposta ofertada foi praticada durante o curso. Elementos essenciais à educação, tais como democracia, socialização e levantamento de conhecimento prévio. Durante o intervalo percebi motivação dos presentes.”
Os coordenadores pedagógicos participaram do curso Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica. A aula ministrada por Edméa B. Nunes discutiu os procedimentos metodológicos para desenvolver a tarefa e observar em sala de aula, tendo em vista os cuidados ao propor, realizar, intervir e definir os caminhos percorridos, para que os professores possam ter a oportunidade de mudar cursos de ação.
“Implantamos o Sistema Objetivo de Ensino há 3 anos, por trabalhar com a construção do conhecimentos, agregando valores à nossa escola”, declara Janice Rodrigues de Mello, coordenadora da escola Caça Talentos Objetivo (SP).
Também foram temas de cursos voltados para os coordenadores pedagógicos: Como ser um líder pedagógico dentro da escola?!; Quando perguntar não basta!; A gestão do tempo na rotina do coordenador pedagógico; Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica; Observação em sala: procedimentos em discussão e Registro: o que não está escrito não existe!
Viviane dos Santos Pinheiro, coordenadora do Colégio Objetivo Plenitude, de Guarulhos (SP), diz que foi ótimo trocar experiências. “O encontro é importante compreender os processos pedagógicos e a para nosso enriquecimento enquanto profissional da educação, no individual não cria experiência.”
Os cursos Gestão e liderança na escola e Gestão, comunicação e aprendizagem foram direcionados aos diretores e mantenedores das escolas conveniadas. O primeiro foi ministrado pela educadora Cássia Barreto e o foco foi nos desafios comuns a todos os sistemas de ensino da atualidade, delineados por um contexto social que se transforma de maneira dinâmica e global. O segundo tema – apresentado por Mônica Cristina de Souza – discutiu a relação entre o papel e as funções do gestor, a comunicação e os processos de aprendizagem para os diferentes públicos que transitam no ambiente educativo, desenvolvendo um trabalho voltado pra os objetivos gerais da Educação.
“O curso foi ótimo, professores excelentes, além da aquisição de novos conhecimentos, tive a oportunidade de trocar ideias e dividir opiniões”, afirma Juliana Nobilioni, diretora do Colégio Objetivo de Osasco (SP).
Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos acontecem ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 25 de março poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Os procedimentos encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou clicando aqui.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.