Encontro Pedagógico – 24 de setembro – São Paulo 3
Novas estratégias e possibilidades de ensino são destaque em Encontro Pedagógico
Atividades práticas, dinâmicas de grupo, oficinas e discussões sobre estratégias e possibilidades de ensino favoreceram a troca de experiências no Encontro Pedagógico, realizado em 24 de setembro pelo Sistema de Ensino Objetivo. Professores, coordenadores, diretores e mantenedores se reuniram no campus Cidade Universitária da Unip para participar de cursos e oficinas que abordaram assuntos atuais e pertinentes a todas as disciplinas curriculares.
Um dos cursos oferecidos aos educadores da Educação Infantil foi Diário de bordo – registros de conhecimentos. Tendo como público-alvo os professores da Educação Infantil 1 (fase 1), a coordenadora Sandra Carulli e as professoras Mônica Paiva Reys Munuera e Cecília de Cassia Montanari propuseram uma reflexão sobre as orientações didáticas e metodológicas para o desenvolvimento das sequências didáticas com foco nas crianças de 2 e 3 anos.
No curso Corpo, mente e emoção em movimento, ministrado pelas docentes Aparecida Ferreira Maia Paglarin, Katia Aparecida de Oliveira e Eliana Nunes S. Olivare, o foco foi a compreensão e a capacitação sobre aspectos e vivências referentes à área de Movimento para educadores da Educação Infantil e do 1.° ano do Ensino Fundamental.
O curso Oficina de criação e lógica de programação para crianças de 4 a 10 anos, ministrado pela coordenadora de Tecnologia Mônica Valls Moreira e pela professora Nathaly Goulart Vales, abordou o ensino das diferentes linguagens de programação e suas potencialidades para a aprendizagem e apresentou um ambiente para a criação de materiais educativos.
Os professores de Língua Portuguesa do 2.° ao 5.° ano do Ensino Fundamental participaram do curso Língua, texto e gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)organizando essa relação. A aula, desenvolvida pela coordenadora Deborah Cristina Catarinacho, retomou a concepção que se tem de linguagem, gramática e texto e a direta inter-relação existente entre esses elementos na ação do ensino e aprendizagem. Deborah, auxiliada pelas professoras Elizabeth Alves dos Santos Nascimento e Ilda Cristina Pereira Barbosa, propôs situações de análises linguísticas que tomam determinadas características da linguagem como objeto de reflexão. As atividades reforçaram a intenção didática de aprimorar a capacidade de compreensão e expressão dos alunos, em situações de comunicação escrita e oral das quais participam socialmente.
Em Educação Física, os professores Marcos Fernando Larizzatti e Amador Serrano Paz Martin apresentaram o curso Educação física infantil: uma brincadeira séria, que evidenciou o importante papel exercido pelos profissionais da educação envolvidos nesse período didático. O tema foi abordado em dois momentos: descrição teórica sobre o desenvolvimento infantil e as principais características observadas em cada faixa etária e apresentação de vivências práticas com o uso de materiais utilizados no dia a dia das aulas.
Apresentar jogos esportivos inéditos e ressignificar jogos antigos adaptados a novas possibilidades de vivências práticas em diversas situações de socialização foram as principais propostas do curso Educação física escolar: o lúdico e as atividades alternativas. Ministrado pelo coordenador Giorgio Falco e pelo professor José Paulo de Moraes Júnior, o curso apresentou aos docentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, com a intenção de levar os alunos a valorizar e reconhecer a simbologia que um evento internacional representa para todos os povos.
O curso oferecido aos educadores de História do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental foi O lúdico e o jogo no ensino de história e na sociedade. Apresentado pela coordenadora Tereza Van Acker e pelo professor Thiago A. Rodrigues de Oliveira, a temática explorou o valor social e político nos jogos e competições, como as Olimpíadas. Em relação ao lúdico e à importância do jogo no ensino de História, houve a exploração de conceitos como “gamificação”, jogos de interpretação de papéis (RPG) e a relação entre cognição e ludicidade.
O curso Contextual globalization in English and Geography, ministrado pelo professor Antônio Claudio R. Marques, ministrado aos docentes do Ensino Médio, enfatizou vocabulários com termos econômicos e geográficos, focado na preparação para o Enem e nos vestibulares.
Os coordenadores de Biologia do Ensino Médio, Clézio Morandini e Luís Carlos Bellinello, e a docente Mônica S. Bertoldo, trabalharam com os educadores da disciplina o tema A genética em sala de aula: descobertas, aplicações e práticas pedagógicas. Na aula discutiram-se as novas descobertas, curiosidades eaplicações da genética, demonstrando, além dos referenciais teóricos,práticas simples para utilização em sala de aula.
Divididos em sete módulos, os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil ao Ensino Médio, mantenedores e diretores abordaram os temas Como ser um líder pedagógico dentro da escola?!, Quando perguntar não basta!, A tarefa de tematizar a prática da sala de aula, Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica, Observação em sala: procedimentos em discussão, Registro: o que não está escrito não existe!, e Registro orientado por pautas (como ler o que está escrito).
Para os diretores e mantenedores, Monica Cristina de Souza, discursou a temática Gestão e liderança na escola, refletindo sobre os desafios comuns a todos os sistemas de ensino na atualidade, delineados por um contexto social que se transforma dinâmica e globalmente. Estabeleceu relações entre o papel da liderança e o acompanhamento das práticas pedagógicas de forma participativa.
Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 24 de setembro poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.