Encontro Pedagógico – 17 de setembro – São Paulo
Objetivo reúne conveniados em Encontro Pedagógico
Dando continuidade ao programa de apoio pedagógico permanente à rede de escolas conveniadas ao Sistema Objetivo de Ensino, foi realizado mais um Encontro Pedagógico em 17 de setembro, no campus da UNIP Cidade Universitária. Participaram mais de 1.200 professores, coordenadores e mantenedores de escolas de São Paulo e região.
Oficinas, palestras, exposições, dinâmicas de grupo e discussões pensadas cuidadosamente para compor o evento favoreceram a troca de experiências e conhecimentos. Abertos a essa integração, os profissionais aperfeiçoam-se e levam o que há de melhor para as salas de aula.
Em todas as atividades, recursos multimídia possibilitaram o uso de filmes e apresentações com a lousa digital, por exemplo, e são muito utilizados, principalmente para estimular, de maneira bastante interativa, a criatividade e o aprendizado.
O curso de Informática para educadores do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio enfocou o tema Robótica educacional e projetos interdisciplinares. Segundo o coordenador Esmeraldo Caniloi Junior, o curso apresentou propostas para a aplicação do conteúdo em sala de aula. “A Robótica une interesse, criatividade e integra disciplinas. Os alunos vivenciam as teorias aprendidas em sala de aula por meio da construção de maquetes, protótipos e robôs controlados por computador”, explica.
Durante a atividade, os docentes acompanharam na prática o funcionamento de uma placa de circuitos lógicos e tiraram dúvidas de como trabalhá-la em sala de aula. “Apresentamos alguns projetos com sucata e material alternativo, além de kits existentes no mercado de Robótica educacional”, comenta Caniloi.
Uma viagem pela literatura, novos tempos, novas posturasfoi um dos temas trabalhados com professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. ”Apresentamos a importância da literatura e suas diferentes técnicas e atividades, trabalhadas por meio da oralidade, expressão e representação no momento de contar histórias”, diz Sandra Regina Carulli, coordenadora geral da Educação Infantil.
Criar jogos e atividades que favoreçam a participação efetiva, respeitando a habilidade e a individualidade, foi um dos assuntos abordados no curso Educação Física infantil e escolar: alternativas de aulas diferenciadas para os diversos níveis. “Tratamos da inclusão não apenas de alunos com necessidades especiais, mas de todos os estudantes, para que tenham maior interesse e participação. Apresentamos também exemplos de atividades aplicadas a crianças com necessidades especiais”, explica Giorgio Falco, coordenador de Educação Física.
Márcia Carvalhinha, coordenadora responsável pelo Departamento Pedagógico do Sistema Objetivo de Ensino, propôs o tema Coordenador pedagógico, da prática à reflexão, apresentando ideias de como desenvolver habilidades para exercer a formação continuada dos professores e utilizar alguns instrumentos metodológicos, como o registro.
Em cada Encontro Pedagógico, os visitantes podem conhecer os estandes que complementam o espaço, os quais oferecem materiais didáticos diversos, livros, uniformes e muitas novidades relacionadas ao universo escolar.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.