Encontro Pedagógico – 05 de abril – São Paulo 2
Encontro Pedagógico reúne educadores em busca de aprimoramento profissional e promove o intercâmbio de experiências
A busca contínua pelo saber e o aprimoramento profissional está entre as prioridades de instituições que trabalham com o modelo educacional do Sistema de Ensino Objetivo. Acompanhando as constantes transformações do universo educacional, periodicamente, são realizados os Encontros Pedagógicos. Em 05 de abril, os professores e coordenadores participaram de atividades que favoreceram a troca de experiências e promoveram o debate sobre a qualidade da prática pedagógica. O evento reuniu cursos com assuntos atuais e pertinentes a todas as disciplinas curriculares.
No curso destinado aos educadores de Linguagem, Matemática, Natureza e Cultura, da Educação Infantil 2, as professoras Cecília de Cássia Montanari e Aparecida Ferreira Maia Pagliarin falaram sobre A criança de 4 anos no mundo da Linguagem, Matemática e Natureza e Cultura. A aula abordou os princípios e estratégias formativas da concepção de educação. Os professores participaram de atividades com o intuito de propiciar tempo, espaço, incentivo e recursos para uma reflexão pedagógica sobre o saber e o pensar de crianças de 4 anos nas diferentes áreas de ensino.
Para a professora Liliane Cristina de Jesus Pavesi, do Objetivo Baby, de Atibaia – SP, o curso foi muito produtivo. “Eu adorei. Pude ampliar meus conhecimentos em relação a organização do meu trabalho, compartilhar minhas experiências com os demais professores e certificar-me que escolhi a profissão mais linda”. A professora Fabiana F. Carvalhal Ferrugem, do Instituto Jundiaí de Educação Infantil, de Jundiaí – SP, elogiou a didática adotada pelas professoras. “Ótimo e esclarecedor, repleto de troca de experiências.”
Em Ciências, os professores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental discutiram sobre Alimentação Equilibrada: vida saudável. A coordenadora da disciplina Laís Lemes Costa, e as professoras Eliete Elena Arruda Geraldo e Fátima da Conceição Bezerra destacaram a importância de hábitos alimentares saudáveis na infância, em detrimento da alimentação rápida (fast food), tão consumida entre as crianças. Na aula foram desenvolvidas atividades práticas que apontaram para a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares, mostrando que alimentos saudáveis podem ser tão gostosos quanto aqueles consumidos inadequadamente.
A professora Daniele Dalonso Penteado, do Colégio Criativa, de Campinas – SP, comenta que se surpreendeu com a aula. “Foi muito interessante a exposição do tema. As atividades propostas foram motivadoras, criativas e fáceis de aplicar em sala de aula. As educadoras fizeram algumas demonstrações a respeito dos componentes de alguns alimentos e fiquei surpresa com o resultado.” A professora Cássia Lima Rocha, do Instituto Educacional Andrade, de Ferraz de Vasconcelos –SP, diz que o curso foi envolvente e muito dinâmico. “Os trabalhos apresentados, a didática e as novas ideias são muito importantes para a nossa vida. Os vídeos, diálogos, a troca de experiências, foram apresentadas em atividades que mostraram a teoria e a prática do tema estudado.”
O curso Diferentes Linguagens no estudo da Geografia, destinado aos professores do 6º ao 9º ano da disciplina, foi dividido em dois momentos. Ministrada pela coordenadora da disciplina Ana Paula Silva Campolongo e professora Maria Elvira Alves, a primeira parte da aula mostrou o texto literário como um recurso essencial para o conhecimento da Geografia. Já a segunda, discutiu sobre a aplicação de novas tecnologias em aulas que complementam os conteúdos desenvolvidos da disciplina. .“Esses recursos são importantes fontes de informações e permitem fazer leituras da paisagem em diferentes épocas, tornando possíveis a interpretação do modo de viver das sociedades e o contato com outros lugares e épocas”, explica Ana Paula.
Ricardo Benicio Bartosievcz, professor do Colégio Ibiúna, de Ibiúna –SP, conta que o curso foi bom pela praticidade e objetividade. “Foi bastante produtivo já que desenvolvemos atividades que auxiliarão no planejamento das aulas. A estratégia de promover a interação entre diversas disciplinas tem ajudado a criar aulas mais dinâmicas”, ressalta.
A professora Talita Kubota da Silva, do Colégio Viver, de Cabreúva –SP, diz que a proposta é bem interessante e a parceria com professores de outras disciplinas, como Português e Informática, facilitará no desenvolvimento das aulas. “Foi uma oportunidade para trocar experiências vivenciadas em sala de aula e proporcionou o aprendizado de práticas novas.”
Os professores de História do Ensino Médio exploraram A importância da participação na Olimpíada de História. Apresentado pelo coordenador da disciplina Daily de Matos Oliveira e professor Ricardo Felipe Di Carlo, o curso explorou os passos a serem seguidos pelos alunos para a participação em uma olimpíada, em relação à formação de equipe e ao material. Foram trabalhadas temáticas que instrumentalizaram os docentes no preparo do aluno para formar equipes e atuar na Olimpíada de História.
Para Fabiano Curtolo, professor do Objetivo Rio Claro, de Rio Claro – SP, foi uma experiência muito boa. “Encontramos professores de diversas unidades, vimos como preparar os alunos para as olimpíadas científicas e compartilhamos informações pedagógicas da disciplina.”
Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foram divididos em módulos.
O módulo 1 reuniu coordenadores que participaram pela primeira vez do Encontro Pedagógico. A aula organizada pelas professoras Angela Mosna Mattei, Edmea Bruderhausen, Norma Olinda Boacim e Yvone Monteiro Restom abordou o tema Como ser um líder dentro das escolas?! eapresentou a abrangente importância de se ter um profissional que possa liderar pedagogicamente o trabalho educacional desenvolvido pelos professores, tendo em vista suas atribuições como coordenador.
O coordenador do Objetivo Litoral – Ilhabela, Sarbélio Mota Carneiro comenta que o curso foi muito esclarecedor. “Encontramos elementos que ajudaram a repensar sobre a forma de coordenar. As palestrantes estavam bem envolvidas com o tema e direcionaram o curso de maneira adequada.”
Aos veteranos de Encontro Pedagógico, um dos cursos ministrados foi o Registro: O que não está escrito não existe!. Considerada o 4º módulo, a aula teve como propósito discutir quais dimensões o registro alcança e como esse documento, escrito pelo professor de forma espontânea ou mesmo direcionada, contribui para desencadear processos reflexivos sobre a prática docente. Ministrado pelas professoras Fabiana Costa e Sônia Lara Bento, o curso apresentou como e por que implantar uma proposta para intervir na prática pedagógica, tendo o registro como recurso especial.
Sueli da Silva Seco Fernandes, coordenadora do Colégio Emília Ferreiro – Unidade Jardim Japão, de São Paulo, afirma que gostou muito da reflexão proposta pelas palestrantes. “Destacou a importância do registro para o enquadramento do professor e da escola nas mudanças que estão acontecendo na sociedade. Unindo as informações dos encontros que já participei fica claro a necessidade de aceitarmos o desafio, da mudança, para crescermos e aprimorarmos a educação.”
Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 05 de abril poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.
Confira abaixo depoimentos de outros participantes sobre o evento:
Flávia da Silva Delcrode de Oliveira, coordenadora pedagógica do Colégio Objetivo Itaquera – Domus Vivendi, de São Paulo. Participou do curso 36, 6º módulo – Dupla conceitualização: a estratégia que permite dois aprendizados.
“Excelente. Extremamente importante para a atualização dos conhecimentos, troca de experiências e conhecer diferentes maneiras de se trabalhar com o material. A professora Cláudia Maciel conduziu com excelência e clareza o curso que participei. Muito didática, ela nos mostrou de forma prática como trabalhar e tornar mais fácil o nosso cotidiano de coordenador.”
Cristiane Suemy Naksuga, professora do Colégio Vaccaro, de São Paulo- SP. Participou do curso Ação e interação nas aulas de Português: caminhos para uma aprendizagem mais significativa.
“A dinâmica dos professores ao trazer música e vídeo enriqueceu muito a palestra. Os exercícios foram interessantes e instrutivos. O tema apresentado ajuda a dinamizar as aulas e torná-las mais participativa e interessantes aos alunos. Foi uma inspiração.”
Mariana Carvalho de Brito Bruzzone, professora de Inglês do Colégio Objetivo São Roque, São Roque- SP. Participou do curso Tools for teaching – streamline the learning process.
“Extremamente válido, pois estimula o professor a pensar fora da caixa. As ideias para jogos não só estimulam a criatividade do professor, mas também despertam conceitos que por muitas vezes acabam adormecidos em nós, educadores.”
Juliana de Magalhães Nobuilioni, professora do Objetivo Osasco, de Osasco –SP. Participou do curso Natureza e Cultura – uma proposta interdisciplinar.
“Maravilhoso e necessário para o professor. Foi um curso esclarecedor sobre o material e proporcionou dinâmicas participativas e motivadoras.”
Cristina Alves Gonçalves, professora do Colégio Davina Gasparini Objetivo, de São Paulo –SP . Participou do curso A perspectiva da criança como “ser” e não como “projeto”.
“O curso me deu muitas ideias de como trabalhar com os alunos.Utilizarei a aula em todo meu planejamento. A professora Ana Paula foi super legal e passou o conteúdo de maneira divertida e inteligente.”
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