Disseminando o conhecimento: alunos de Itajubá gravam aulas para crianças da rede pública

Os alunos do Colégio XIX de Março, que adota o Sistema de Ensino Objetivo, se mobilizaram em prol de uma causa nobre: ensinar on-line conteúdos de Ciências e de Matemática a crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais de Itajuba (MG). A iniciativa faz parte do projeto ConheCiência, idealizado pelo professor Antonio Marcio Rennó Matos.

A proposta disponibiliza, diariamente, duas videoaulas gratuitas, produzidas e gravadas por 57 alunos com idade entre 13 e 16 anos, voluntários dos ensinos Fundamental e Médio.

ConheCiência foi criado há três anos, após o professor Antonio Marcio ter participado de um encontro de educadores na Nasa, a agência espacial americana, nos Estados Unidos.

A previsão para 2020 era produzir uma feira de ciências para as crianças atendidas, porém a suspensão das aulas por conta da pandemia de coronavírus inviabilizou a proposta. Ganhou força a ideia de continuar o projeto a distância, de modo a incentivar as crianças a se interessarem por assuntos científicos estudando em casa.

Os vídeos são postados no Facebook e no YouTube e compartilhados para quatro escolas públicas desde o início de maio. As aulas são dinâmicas, com duração de 4 a 10 minutos, e trabalham diversos temas. Os estudantes do Objetivo ensinam conceitos de cálculos de multiplicação, divisão, passando por assuntos ligados a astronomia, nutrição, saúde e hábitos saudáveis.

“Disponibilizei, no grupo de WhatsApp, o conteúdo programático do 5º ano. Os alunos ficam à vontade para a escolha do tema. Eles seguem um cronograma, pesquisam o assunto e preparam tudo”, comenta o professor.

Os voluntários também encontraram uma forma diferente de aprender: ensinando. É o que conta Anabella Barros Cruz, aluna da 2ª série do Ensino Médio. “Fazer parte do ConheCiência é um privilégio e, acredito eu, um dever de todos nós, já que o projeto nos proporciona a oportunidade de conhecer novos aspectos relacionados às crianças, estar presente para elas e poder fazer a diferença em suas vidas.”

Antonio Marcio dá aulas de Física e de Inglês no Colégio XIX de Março, escola que adota o Sistema de Ensino Objetivo há 40 anos, e conta que a adesão ao projeto foi excelente. “O protagonista é o aluno. É uma forma de ele ser agente de transformação. Quando o vejo demonstrando essa empatia, concluo que realizei minha tarefa de educador, não de professor, de passar a mensagem que a gente tem sempre que pensar no outro e espalhar conhecimento.”

A partir de junho, a meta é trabalhar com os estudantes da rede pública conteúdos de História, Geografia e Português. Para o futuro, quando a pandemia acabar, o desafio será a expansão do projeto. “Hoje, nós temos 110 voluntários envolvidos. Tem muito pela frente. Vamos voltar para as quatro escolas públicas levando a feira de ciências e tentar mais adesões para que possamos alcançar o maior número de crianças.”

Confira as videoaulas no link:

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.