Da Colônia ao Primeiro Reinado: alunos exploram os vestígios históricos de São Paulo

São Paulo destaca-se pela sua história e pelas transformações por que passou ao longo dos anos. No Estudo do Meio São Paulo – da Colônia ao Primeiro Reinado, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental visitaram locais que preservam até hoje a memória dos tempos em que a grande metrópole do país era uma pequena cidade da província.

O roteiro contemplou as mudanças do ponto de vista cultural e possibilitou uma melhor compreensão do ambiente político e cultural do primeiro reinado. Os estudantes visitaram a exposição permanente da Pinacoteca do Estado, que trata da arte colonial e da arte produzida pelos artistas que vieram com D. João VI.

No Pátio do Colégio – vestígio da instalação dos jesuítas e do colégio da mesma ordem – as turmas entraram em contato com relíquias da primeira construção, visitaram o museu anexo, que reúne exemplos da presença da religiosidade na Colônia e viram a maquete que representa a cidade de São Paulo no século XVI.

No conjunto formado pela Casa nº 1, Beco do Pinto e Solar da Marquesa de Santos, eles conferiram uma exposição que relaciona aspectos do cotidiano e da vida moderna da elite social da cidade de São Paulo e de sua participação política no primeiro Império. A visita facilitou o entendimento do ambiente político e cultural do Primeiro Reinado e complementou a leitura do livro 1822, de Laurentino Gomes.

“Foi um roteiro bem interessante. Aprendemos mais sobre o período estudado e vimos algumas curiosidades também”, comenta Karen Yuri Ocampo, do Objetivo Paulista.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.