Curso especial de Astronomia do Objetivo estimula alunos a desvendar segredos do universo

O Colégio Objetivo propicia diferentes propostas que despertam a curiosidade e o gosto pela pesquisa e pelo conhecimento científico. Mais que a conquista de medalhas, as olimpíadas têm importante papel no estímulo ao estudo e ao interesse pelas diversas áreas do conhecimento.

Cerca de 170 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo Alphaville, Cantareira, Granja Viana, Paz, Vergueiro e Teodoro, integrantes da equipe olímpica do Objetivo na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), níveis 1 e 2, reuniram-se, em 14 de maio, para mais um dia de aprendizado. Com o intuito de potencializar o interesse das crianças por Astronomia e Astronáutica, os professores promoveram atividades especiais preparatórias para a OBA, aprofundando, assim, o estudo.

Durante o segundo bimestre, os conteúdos foram trabalhados nas aulas de Ciências e Tecnologia. “Hoje, realizamos uma grande revisão e convidamos os alunos de todas as unidades”, explica a professora Mônica Valls Indalêncio Moreira, coordenadora da área de Tecnologias Educativas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais).

A coordenadora de Ciências, Lais Lemes Costa, destaca que foram organizadas atividades lúdicas na preparação das crianças para a olimpíada. “Propomos diversos trabalhos que motivaram os alunos a aprender brincando, despertando, assim, ainda mais a curiosidade pelo universo.”

A Astronomia, especialmente, tem características multidisciplinares, uma vez que inclui conteúdos de Física, Matemática, Química, Geografia, Informática, Antropologia, Literatura e Biologia, constituindo-se em um excelente incremento do interesse pelas Ciências de um modo geral.

Abordar o tema nos anos iniciais do Ensino Fundamental permite que as crianças aprendam sobre o mundo onde vivem, intensificando seus questionamentos e estimulando a capacidade investigativa de cada um. As crianças são curiosas por natureza e, assim como os cientistas, que procuram respostas para todos os fenômenos conhecidos ou não, elas buscam constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades.

Novas descobertas

As atividades estimularam o raciocínio lógico, favorecendo o interesse pela pesquisa e a assimilação do conhecimento. Inicialmente, as crianças reuniram-se no Salão Verde do Objetivo Teodoro para ouvirem a história Big Bang, que trata sobre o início do universo. Em seguida, divididas em equipes, participaram das oficinas.

“Fizemos um circuito com atividades diferenciadas em cada estação, dividindo os alunos em cores e anos: times de 4º e 5º, times de 2º e 3º e separamos o 1º ano por ser a primeira vez que participam. Na preparação, buscamos o que tem de referencial nos estudos, para realizarem a prova com mais segurança”, comenta a professora Mônica.

As aulas especiais de Astronomia, assim como as de Física, Matemática, Química, Informática, Robótica e Biologia, fazem parte do conjunto de projetos especiais promovidos pelo Colégio Objetivo para preparar os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que almejam participar de competições de alto nível.

Por isso mesmo, não é de hoje que o Objetivo investe em um projeto olímpico científico. Data de 1999 a sua primeira participação em olimpíadas. De lá para cá, as medalhas se multiplicaram e somam 11.768 premiações nacionais e internacionais.

Na OBA 2021, os alunos do Colégio Objetivo conquistaram 555 medalhas: 291 de ouro, 181 de prata e 83 de bronze. Além do êxito nacional, eles também foram destaque em competições internacionais de Astronomia, trazendo importantes vitórias para o Brasil no estímulo a essa ciência.

Paulo Henrique dos Santos Silva, aluno do Colégio Objetivo Integrado, e Otávio Casagrande Ferraria, do Objetivo Americana, ganharam medalhas de ouro na 13ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) e na 14ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), respectivamente.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A olimpíada tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, bem como promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. As provas da OBA 2022 ocorreram em 20 de maio.

Vídeos Relacionados

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.