Cerimônias premiam alunos medalhistas nas olimpíadas de Astronomia, Informática e Robótica

Cerimônias reúnem alunos do Colégio Objetivo premiados nas olimpíadas de Astronomia, Informática
e Robótica. O público pôde prestigiar as conquistas dos alunos, assistir uma atividade sobre o Sistema Solar e
apresentações de robôs. Atividade chamou a atenção da plateia pela habilidade dos estudantes em lidar com a tecnologia

 

Todos os anos, as cerimônias de premiação das olimpíadas de Astronomia, Informática e Robótica emocionam os presentes. Realizadas no teatro do campus Indianópolis da Unip, reúnem alunos medalhistas, seus familiares, amigos e a comunidade escolar.

Em 28 de março, as premiações revestiram-se ainda mais de seu tom comemorativo, porque em 2015 o Objetivo completa 50 anos de existência. Tão impressionante quanto a própria perenidade e solidez da escola, a cada aniversário fica reafirmada sua contemporaneidade, com base em uma proposta pedagógica sintonizada com os dias de hoje e com o que está por vir.

E foi nesse clima de modernidade aliada à tradição, que as premiações ocorreram. Entre uma e outra, não houve quem não se emocionasse com os discursos, com as crianças, com imagens jornalísticas de seu fundador, o professor João Carlos Di Genio, exibidas em programas televisivos, com as músicas, com os jogos de luzes, com os robôs, envoltos em um cenário futurista, peculiar a uma escola de vanguarda como o Objetivo.

De fato, para quem não sabe, vale fazer um adendo para contar que, nos anos de 1980, o Objetivo destacou-se como a primeira escola a utilizar o computador em sala de aula. Ainda na mesma década, em que pouco se ouvia falar em superdotados, foi criado o Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT), para atender os portadores de altas habilidades. A iniciativa trouxe à instituição o reconhecimento de ser a primeira a integrar o Conselho Mundial para Superdotados. O POIT existe até hoje e oferece aos alunos o desenvolvimento de seus múltiplos talentos, em todas as áreas do saber, inclusive a oportunidade de participação em olimpíadas científicas.

E, claro, como era de se esperar, muitos ali premiados vieram do POIT. Dois deles, Caio de Jesus Oliveira e João Carlos Di Genio Filho, mostraram que sabem muito de Robótica. No palco, com um jeito bem descontraído, Caio apresentou várias de suas criações: animais montados com Lego, entre eles, a dona Formiga, um coelho, uma coruja, uma tartaruga, além de um carro motorizado.

O colega João Carlos também usou e abusou da criatividade: em meio a um cenário que lembrava o desenho animado Toy Story, o aluno reuniu uma porção de brinquedos que prestigiaram e assistiram ao show de uma dupla de robôs dançarinos, humanoides, dotados de câmeras que lhes permitiram rodopiar e “enxergar” todo o ambiente em volta.

As premiações

As cerimônias reuniram o que há de mais moderno em cenografia: um painel de LED circular proporcionava a sensação de um ambiente tridimensional, de forma que as imagens de Astronomia, Robótica e Informática projetadas aparecessem de maneira mais real.

A primeira cerimônia premiou os participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O professor João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, realizou uma atividade lúdica e divertida sobre o Sistema Solar e, em seguida, iniciou as premiações, entregando 203 medalhas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio: 95 de ouro, 65 de prata e 43 de bronze.

Na segunda cerimônia, foram premiados os participantes da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) com 32 medalhas: 1 de ouro, 5 de prata, 13 de bronze e 13 menções honrosas. E para finalizar foram entregues as premiações da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que contemplaram 113 alunos: 15 de ouro, 28 de prata, 67 de bronze e 3 menções honrosas, e 53 medalhas do Torneio Juvenil de Robótica (TJR): 27 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.