Casa da Moeda
A Casa da Moeda do Brasil é um importante estabelecimento da administração federal, responsável, entre outras funções, pelo dinheiro que circula em nosso País. Atualmente trata-se de uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda.
Em 8 de março de 2014 ela completará 320 anos de existência, pois foi fundada em 1694, na cidade de Salvador, então capital do Brasil Colônia. Lá foram cunhadas, em ouro e prata, as primeiras moedas brasileiras, conhecidas pelos colecionadores como “série das patacas” (a pataca era uma unidade monetária portuguesa equivalente a 320 réis).
No século XVIII, devido à transferência da capital para o Rio de Janeiro e à importância da extração de ouro em Minas Gerais, a Casa da Moeda foi transferida várias vezes, até se fixar definitivamente no Rio quando a Família Real Portuguesa se transferiu para o Brasil.
Durante muito tempo, a Casa da Moeda limitou-se à produção de dinheiro metálico, pois ainda não dominava a produção de cédulas. Essa situação somente seria modificada na década de 1960, quando o Brasil passou a imprimir seu próprio papel-moeda, segundo padrões internacionais de qualidade e segurança.
A Casa da Moeda compreende três repartições: a Fábrica de Cédulas, a Fábrica de Moedas e a Gráfica Geral. A Fábrica de Cédulas tem capacidade para produzir cerca de 4,2 bilhões de cédulas por ano. Já a Fábrica de Moedas pode produzir até quatro bilhões por ano. Quanto à gráfica, cabe-lhe produzir – utilizando técnicas de segurança especiais – certidões, passaportes, selos fiscais, postais e cartoriais, bilhetes magnetizados de metrô e cédulas de identidade civil.
Fontes: Colégio Objetivo e Casa da Moeda do Brasil
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.