Alunos do Colégio Objetivo participarão da RoboCup 2010, em Cingapura
Na Robótica, quatro equipes do Objetivo representarão o Brasil na RoboCup 2010, que será realizada em Cingapura, no mês de junho. Um conjunto de seguidas vitórias levou os estudantes a conquistarem vagas na edição internacional, a começar pela participação gloriosa no 1º Torneio Juvenil de Robótica, seguida das bem-sucedidas atuações na 3ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e na Competição Brasileira de Robótica (CBR), realizadas no decorrer do segundo semestre de 2009.
Fase final da OBR: alunos do Objetivo são vice-campeões no Sumô de Robôs e Duathlon
Brasília sediou, em setembro, duas competições simultâneas: a fase final da 3ª OBR e a CBR. A OBR contou com a participação de 38 equipes, que competiram nas categorias Sumô de Robôs e Duathlon. As equipes do Colégio Objetivo Handson e Hipérion conquistaram a vice-liderança no Sumô (níveis 1 e 2). Já André Hahn Pereira ficou em segundo lugar no Duathlon.
CBR: equipes campeãs em quatro categorias
A Competição Brasileira de Robótica (CBR) selecionou as melhores equipes para competir na RoboCup 2010. Os alunos mostraram que entendem muito de programação de robôs, sagrando-se campeões nas categorias Dance, Rescue e Soccer.
O primeiro lugar em Dance Primary foi para a equipe Ctrl Alt Del. Já a primeira colocação em Dance Secondary foi para a equipe Jackson Five. A Hipérion ganhou a primeira colocação na categoria Rescue Primary, e a Brazucas foi primeiro lugar na Soccer A.
“As competições em Cingapura serão extremamente concorridas e envolvem todos os níveis acadêmicos. Mas, mesmo que a dificuldade seja grande, o Brasil possui uma motivação especial: a conquista em 2009 da taça de campeão, graças à atuação da equipe Hipérion”, diz Luís Rogério da Silva, coordenador dos cursos especiais do Objetivo para as Olimpíadas de Informática e de Robótica.
Segundo o professor, uma classificação dessa importância reforça a posição de liderança do Colégio na preparação em Computação e em Robótica. “São conquistas de grande magnitude. As equipes paulistas e os demais vencedores da CBR 2009 formaram a maior delegação brasileira de todos os tempos na RoboCup.”
Juvenil de Robótica
Antes de participar da OBR e CBR, os alunos do Objetivo participaram do 1º Torneio Juvenil de Robótica de São Paulo, realizado na USP, em agosto. Na ocasião, 34 equipes disputaram as categorias Sumô de Robôs e Livre.
No Sumô, as equipes foram desafiadas a produzir e apresentar robôs, com medidas específicas, capazes de se movimentar, detectar a máquina adversária e levá-la para fora de uma arena, sem intervenção remota. A equipe vencedora dessa categoria foi o grupo do Objetivo Ctrl Alt Del.
Na Livre, a equipe Piromaníacos, dos alunos Matheus Vitti Santos, Marcelo Watanabe e Matheus Fonseca Pelucchi (Objetivo Vergueiro), foi a melhor. Eles foram campeões ao executarem o desafio Viagem ao Centro da Terra, em que um robô autônomo deveria, em um tabuleiro de formato espiral, partir de uma das bordas em direção à parte interna para capturar um objeto, trazendo-o de volta à superfície.
Fase estadual da OBR: Objetivo também é campeão
Do Torneio Juvenil, os alunos do Colégio participaram da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, também realizada em agosto, na USP. Estiveram presentes mais de 40 equipes de Ensino Fundamental e Médio que disputaram a modalidade Sumô. A cada rodada, sob o ritmo alucinante das torcidas, saíram os vencedores, e lá, mais uma vez, estavam os alunos do Objetivo.
No nível 1, o Objetivo conquistou os três primeiros lugares com as equipes Hipérion, Anaconda (formada pelos alunos do Objetivo Paulista, Flávio Vitor Simões Leal, Gustavo Shuiti Sawada, Theodoro Ferreira e Leonardo Yoshiaki Kamigauti) e Ctrl Alt Del, que, para essa competição, também contou com a participação de Gabriel Villela Louviga de Queiroz, do 6º ano da unidade Marquês.
No nível 2, o Objetivo obteve o 1º e o 3º lugar com as equipes Handson e HxNx, esta composta por André Tabarra Brandão (Objetivo Morumbi), Marcello Takahico Watanabe, Matheus Fonseca Pellucchi e Matheus Vitti Santos, da Vergueiro.
Confira os resultados:
Resultado Final
Olimpíada Brasileira de Robótica
Equipes vice-campeãs
Sumô de Robôs
Nível 1
Equipe Handson – Marcelo Pas-sos Torrealba e Wallace Souza Silva
Sumô de Robôs
Nível 2
Equipe Hipérion – Raul Dario Tapia, Ramon Silva de Lima, Mariana Montenegro Terceros e Renato Ferreira Pinto Júnior
Duathlon
André Hahn Pereira
Competição Brasileira de Robótica
Equipes campeãs
Dance Primary
Equipe Ctrl Alt Del – An-dré Shimizu Liara Guinsberg e Bruna Ianaconi Fusco
Dance Secondary
Equipe Jackson Five – Luiz Guilherme Lopes Conti, Rafael Teixeira e Luís Usier
Rescue Primary
Equipe Hipérion – Raul Dario Tapia, Ramon Silva de Lima, Mariana Montenegro Terceros e Renato Ferreira Pinto Júnior
Soccer A
Equipe Brazucas – Marcelo Passos Torrealba, Wallace Souza Silva e
André Hahn Pereira
1º Torneio Juvenil de Robótica
Equipes campeãs
Sumô de Robôs
Nível 1
Equipe Ctrl Alt Del – An-dré Shimizu Liara Guinsberg e Bruna Ianaconi Fusco
Categoria Livre
Equipe Piromaníacos – Matheus Vitti Santos, Marcelo Watanabe e Matheus Fonseca Pelucchi
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.