Alunos classificam-se para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA)
Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho e Gustavo Haddad Braga, alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo, encararão um novo desafio, desta vez na Polônia, onde acontecerá a 5º International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA), de 25 de agosto a 3 de setembro.
“Minhas expectativas são muito boas: com a experiência que obtive da primeira participação na olimpíada, pude aprender com meus erros e, além disso, tive um ano todo para estudar. Acredito que meus resultados serão melhores que no ano passado”, comenta Gustavo, medalha de bronze na edição 2010, realizada em Pequim (China).
O nível de dificuldade da competição é bastante elevado, exigindo raciocínio rápido, devido ao tempo relativamente curto para a resolução das questões, assim como a integração eficiente de diversas áreas do conhecimento.
“A IOAA tem como diferencial o fato de ser bastante interdisciplinar, refletindo como é verdadeiramente o trabalho de um astrônomo ou astrofísico: para resolver as questões, os estudantes têm que juntar conhecimentos de Física, Química e até mesmo Biologia”, esclarece Haddad.
A seleção para as competições internacionais acontecem por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). O resultado no País é bastante promissor: com apenas 13 anos de existência, a OBA já conta com quase 800 mil participantes, sendo a maior olimpíada científica do Brasil.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.