Aluno do Objetivo é premiado pela Academia de Ciências de Nova Iorque – Leia o projeto

O PROJETO

O futuro dentro do alcance

Analisando como o uso de tecnologia de ponta pode revolucionar a maneira como voamos

Tomáz M. Suller – Colégio Objetivo

Desde a sua criação, a indústria aeroespacial tem pressionado continuamente os limites das capacidades humanas, explorando totalmente os avanços técnicos. No entanto, a indústria não conseguiu integrar melhor os processos de fabricação de última geração, os materiais mais recentes e, mais criticamente, aparentemente não reconheceu o valor dos modelos computacionais modernos. À luz de tais observações, propomos a implementação de tecnologias já existentes, de modo a permitir uma experiência de voo mais rápida, mais simples, mais eficiente e mais confortável no século XXI.

Através de uma extensa análise bibliográfica dos últimos desenvolvimentos nas áreas de ciências dos materiais, telecomunicações e engenharia aeronáutica, uma lista de tecnologias atualmente acessíveis foi compilada. Publicações científicas de renome publicamente disponíveis, artigos individuais e patentes estão entre os visitados, a fim de explorar a maior variedade de locais para intervenção.

Componentes Estruturais e Design

Materiais compósitos são imperativos no projeto de aeronaves do futuro por uma série de razões, como a diminuição significativa no peso usando plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), melhorando a economia de combustível; custo reduzido de montagem e manutenção; maior tolerância a danos, melhorando a confiabilidade geralO CFRP pode manter suas propriedades (forma, integridade) em um gradiente de temperatura e pressão muito mais amplo do que o alumínio de grau aeroespacial.

Além disso, a implementação de tais materiais permite o uso de projetos mais exigentes e modernos. Concluímos que uma aeronave Blend Wing Body (BWB) poderia impactar positivamente muitas áreas, incluindo eficiência, escalabilidade, tempo de fabricação e segurança.

A aeronave X-48B foi desenvolvida em conjunto pela NASA e pela Força Aérea dos Estados Unidos.

Um exemplo de como os materiais compósitos podem substituir as ligas metálicas atuais, reduzindo os custos operacionais e aumentando tanto a longevidade quanto a confiabilidade.

Automação

A segurança é uma das principais áreas de interesse para automação, e uma das que mais pode se beneficiar dela. A varredura biométrica tem a capacidade de acelerar o processo de verificação, mas também torná-lo mais seguro.

Outro aspecto da viagem aérea que pode ser melhorado por sistemas automatizados é o planejamento de rotas. Em vez de um processo complexo e oportuno, a Inteligência Artificial pode integrar dados de várias embarcações, portos e estações meteorológicas.

A ampla adoção da autenticação biométrica nos portos de entrada não só aumentará sua segurança, mas também a velocidade do processo de check-in.

A integração dos atuais meios de automação aos modelos de aprendizado de máquina de última geração permitirá que rotas mais rápidas e eficazes sejam escolhidas dinamicamente.

Experiência de Passageiros

O uso de tecnologias sem fio em aeronaves permitiria aos passageiros acessar muito mais formas de entretenimento de uma maneira mais barata e mais pessoal. Dessa maneira, o sistema poderia ser mais facilmente atualizado. Também em necessidade urgente de atualização são assentos de avião. Através do uso de espuma de poliuretano de baixa resiliência, a roupa de cama se adapta ao corpo dos passageiros, permitindo também um maior fluxo de calor do corpo do viajante para fora. Permitir que os passageiros consumam mídia através de seus próprios dispositivos inteligentes apresenta várias vantagens para o atual modelo centralizado de distribuição de conteúdo.
O uso de novas tecnologias, como a espuma de memória, tem o potencial de tornar os assentos das companhias aéreas mais confortáveis, adaptando-se aos corpos dos folhetos a um custo acessível.

Conclusão

Em resumo, a adoção de materiais compósitos em vez de ligas de alumínio em certas partes da aeronave tem o potencial de economizar combustível e permitir projetos de aviões mais novos e eficientes, como aeronaves BWB. Além disso, a adoção da inteligência artificial beneficiaria as operações terrestres – com foco especial em segurança e embarque – e pilotagem. Por fim, a distribuição de entretenimento sem fio para os dispositivos pessoais dos panfletos, além de assentos mais confortáveis, tem o potencial de, mais uma vez, tornar os voos acessíveis uma experiência agradável.

Matrículas abertas!
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