Alice Fuchikami é menção honrosa na Olimpíada de Matemática de Maio
Alice Mari Fuchikami, aluna da 8ª série do Objetivo Paulista, conquistou menção honrosa, nível 13 anos, na 22ª Olimpíada de Matemática de Maio. O desempenho de Alice figurou entre os 10 melhores do Brasil no seu nível, sendo a única aluna premiada do estado de São Paulo.
Na competição, organizada pela Argentina, participaram alunos da América Latina, Portugal e Espanha. O torneio é disputado em dois níveis: para jovens de até 13 anos e para estudantes de até 15 anos.
O professor de Matemática Edson Abe, responsável pelas aulas preparatórias para as Olimpíadas de Matemática do Colégio Objetivo, conta que Alice teve de resolver cinco problemas em três horas. “É uma prova que exige muito raciocínio e técnica. Os alunos que pertencem ao nível no qual ela fez a prova precisam conhecer assuntos que são ensinados no final do Ensino Fundamental. Na sua preparação, adiantamos alguns conteúdos”, comenta.
Parabéns pela conquista, Alice Fuchikami! Confira a entrevista com a aluna.
BICO: Como foi conquistar a menção honrosa em sua primeira olimpíada internacional?
Alice Mari: Fiquei muito feliz e quase não acreditei. Fui logo contar à minha mãe. Ela ficou superanimada e saiu contando para as amigas. Ver minha mãe alegre me incentivou a ter mais esforço e conseguir resultados cada vez melhores.
BICO: O que achou da prova?
Alice Mari: A prova foi muito difícil e demorada. Fiquei pensando na questão por um bom tempo e, mesmo respondendo, não tinha certeza de se realmente estava correta. Depois de terminar a prova, fiquei revendo os exercícios várias vezes.
BICO: Como conseguiu a vaga para participar da competição?
Alice Mari: O professor de Olimpíada de Matemática Edson Abe perguntou se eu gostaria de participar da prova para a internacional. Aceitei. Logo depois começamos a treinar para a prova, fazendo simulados e exercícios.
BICO: Como é sua preparação para as provas?
Alice Mari: Normalmente, faço a lição de casa e o Kumon. Depois começo a estudar para as provas, tanto as escolares quanto as olímpicas, fazendo pequenos intervalos para descansar.
BICO: Já participou de outras olimpíadas científicas nacionais?
Alice Mari: Sim, participei das olimpíadas Brasileira (OBM) e Paulista de Matemática (OPM) de 2016. No ano passado, consegui uma medalha de bronze na OPM.
BICO: Por que participa de olimpíadas científicas?
Alice Mari: A olimpíada é um lugar perfeito para você testar seus limites e ver o quão longe consegue chegar, e a cada ano ver o quanto melhorou. Além de ser um lugar onde várias pessoas têm o mesmo objetivo, fazendo com que as provas sejam cada vez mais emocionantes.
BICO: Qual foi o seu maior desafio nessa competição?
Alice Mari: Foram os exercícios de geometria. Sinceramente, eu não sou muito fã de geometria, principalmente de semelhança, mas eu sei que é uma matéria muito importante e que cai bastante em olimpíadas, por isso tento estudar esse conteúdo o máximo possível para que futuramente passe a gostar dele.
BICO: Você gosta de disciplinas de Exatas? Qual é a sua predileta? Dê algumas dicas para os alunos que temem essa disciplina.
Alice Mari: Embora seja difícil, eu gosto muito da parte de Exatas, principalmente Matemática. No começo pode até ser puxada e ter muitas fórmulas complicadas para decorar, mas a felicidade de conseguir resolver uma questão usando o que você aprendeu é muito grande. Com esforço e dedicação, todos conseguimos o que queremos, é o que acredito.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.