A Páscoa

Para os cristãos, a Páscoa é uma grande celebração que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é comemorada ao final da Semana Santa, no Domingo de Páscoa, encerrando festivamente um período em que católicos dedicam-se a fazer orações e penitências, relembrando a Paixão e morte de Jesus.

Os judeus também comemoram a Páscoa (em hebraico, Pessach, que significa passagem), mas por um motivo diferente dos cristãos. Para os judeus, a comemoração relembra a saída do seu povo do Egito (onde eram escravos), sob a liderança de Moisés.

Os ovos de Páscoa

Muito antes do nascimento de Cristo, era costume dos egípcios e dos persas presentearem amigos com ovos pintados no início da primavera. De fato, é uma combinação harmônica, pois o ovo representa a vida e a primavera, o renascimento da Natureza.
Desde então, muito tempo se passou e foi mais precisamente do século XVIII em diante que o hábito de dar ovos e coelhos de chocolate no Domingo de Páscoa se fixou. O coelho é o símbolo de continuidade da vida, pois costuma ter grandes ninhadas.

Curiosidades

A palavra Easter, que significa Páscoa em Inglês, originou-se de uma festa dedicada a uma deusa pagã chamada Eostre, que representava a primavera nos países do norte da Europa até o século VIII. Nessa festa, os europeus comemoravam, no mês de abril, a chegada da estação com ovos pintados de cores brilhantes que lembravam a luminosidade do sol e, por consequência, a continuidade da vida.

A Páscoa cristã é comemorada de várias maneiras no mundo. Em Portugal, na Espanha, na Hungria e na Polônia, costuma-se pintar ovos cozidos para que as crianças os rolem por uma ladeira. Quem conseguir rolar o ovo mais longe sem ele se quebrar vence a competição.

Já nos Estados Unidos, a brincadeira preferida das crianças na Páscoa é a Caça ao Ovo, nesse caso feito de chocolate. Esses ovos são escondidos pelos adultos para serem descobertos pelas crianças no dia da Páscoa.

No Brasil, também costumamos presentear com ovos de chocolate na Páscoa. Embora essa comemoração seja uma data religiosa, o ovo de chocolate passou a ser comercializado independentemente da sua simbologia.

E você, resiste a um ovo de chocolate?

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.