39ª Gincana do Colégio Objetivo promove atividades que estimulam a amizade e a solidariedade

Já imaginou poder reunir em uma atividade escolar cultura, esporte, lazer e solidariedade? A 39ª Gincana do Colégio Objetivo envolveu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em jogos que estimulam a aprendizagem, a integração, o intercâmbio de experiências, o companheirismo, a criatividade e ainda reforçam a importância da prática da solidariedade.

Como resultado, toneladas de alimentos foram arrecadados e doados a instituições filantrópicas do estado de São Paulo. “É muito gratificante ajudarmos ao próximo e a quem realmente necessita. Arrecadar alimentos e doá-los é a parte mais importante”, comenta Júlia Dazzani, a aluna do 9º ano.

A Gincana do Colégio Objetivo é um evento democrático que respeita as habilidades e interesses de cada aluno. Divididos em equipes, eles se planejaram e se organizaram para o dia da grande final, que começou animada com o Show de Entrada, inspirado na comemoração dos 50 anos da Disney World. O desafio foi apresentar, em quatro minutos no máximo, a uma comissão de jurados muito atenta, um show criativo e original sobre a temática.

Na Tarefa Artística, os estudantes usaram a imaginação na elaboração de uma escultura inspirada na Torre Eiffel, construída com palito de sorvete, fita crepe e muita criatividade. A atividade homenageou o engenheiro Gustave Eiffel, falecido há 100 anos, que se tornou célebre ao executar obras de grande porte, como a Ponte D. Maria Pia, no Porto (Portugal), e a Torre Eiffel, em Paris (França).

A Tarefa de Comunicação consistiu em produzir uma videorreportagem ou um documentário sobre a história do Colégio Objetivo e do Professor Doutor João Carlos Di Genio. No vídeo, as turmas apresentaram entrevistas, imagens e cenas que retratam a história do Colégio e de seu célebre fundador.

Os estudantes também tiveram algumas provas semanais a cumprir, como o Saco Surpresa, em que deviam participar de tarefas-surpresa, sem hora, dia e lugar determinados para acontecer. Em uma delas, foram avisados de que tinham de frequentar as aulas vestindo fantasias, pijama, adereços ou a camisa do time favorito. Ganhava pontos a equipe cujos componentes fossem caracterizados ao colégio.

Uma das novidades desta edição foi a tarefa executada no Laboratório de Tecnologia do Objetivo pelas turmas do 6º ano. O desafio consistiu em desenhar e pintar por meio de comandos do computador o Among Us, famoso personagem de games on-line. A atividade envolveu programação, montagem de algoritmo, lógica e muito raciocínio. A equipe que terminou em primeiro lugar ganhou a maior pontuação, que somou ao total geral de pontos.

No Objeclipe, a prova mais tradicional da Gincana, os alunos deram um espetáculo. Desafiados a dublar um artista ou uma banda famosa dançando uma coreografia, eles soltaram a imaginação e surpreenderam a comissão julgadora. Na prova Show Shuffle Dance, mostraram muita criatividade na elaboração de apresentações que são tendência nas redes sociais de vídeos, como TikTok e Reels do Instagram.

Maria Eduarda Simões, do 8º ano, comenta que a atividade garantiu bons momentos de descontração e destaca as apresentações de dança como uma das melhores atrações da Gincana. “Gostei bastante, foi uma grande festa. Ensaiamos bastante, dancei em todas as oportunidades.”

A torcida, além de ser um show à parte, foi importante na hora do resultado. A mais animada, organizada, com adereços e com o melhor grito de guerra, ganhou pontos e foi peça-chave para a vitória da equipe.

Para Pietra Cattaneo, do 9º ano, a integração das turmas e a alegria de todos foram os principais atrativos. “A Gincana proporciona a interação de toda a escola. Ela consegue juntar todo mundo de forma agradável, alunos de diferentes anos e períodos que torcem, vibram unidos. Essa parte é muito legal porque você acaba conhecendo outras pessoas, faz mais amizades.”

Vídeos Relacionados

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.