2ª Semana de Geociências discute questões ambientais

Repetindo o sucesso do ano passado, o Colégio Objetivo promoveu a 2ª Semana de Geociências, evento que une conhecimentos das áreas de Geografia e Ciências em prol da conscientização da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta. Realizada de 13 a 17 de abril, a Semana reuniu professores, especialistas e alunos do Ensino Fundamental 2, que fizeram atividades e participaram de eventos programados.
“Discutir o conceito de sustentabilidade e o atual modelo de desenvolvimento econômico permite uma reflexão sobre os nossos hábitos de consumo e a importância das nossas atitudes em relação ao meio ambiente. Não podemos mais fingir que vivemos em um ecossistema ilimitado, precisamos desenvolver uma economia sustentável”, esclarece a coordenadora de Geografia do Ensino Fundamental 2, Ana Paula Campolongo.
Um desses eventos foi a palestra Três Registros Ecológicos: Meio Ambiente, Relações Sociais e Subjetividade Humana, ministrada pelo professor Tom Carvalho, mestre em Educação Ambiental, geógrafo formado pela Universidade de São Paulo e autor do livro Ecologia profunda ou ambientalismo superficial. Tom abordou de forma lúdica e interativa os desequilíbrios ambientais provocados pela ação do homem.
Partindo do tema aquecimento global, o professor teceu considerações sobre o comportamento humano nesse processo e citou como fatores determinantes o consumo exacerbado e a falta de tolerância nas relações interpessoais. “O meio ambiente é consequência. Quando as coisas chegam nele é porque as pessoas não estão se relacionando bem”, disse.
Sobre o consumo desenfreado, Tom destacou o uso da criança como alvo da propaganda e as estratégias que as grandes corporações utilizam para atrair esses jovens consumidores. Ao final, ressaltou a importância de se desenvolver uma consciência ambiental, partindo dos atos mais simples. “O componente ambiental será muito valioso para as profissões no futuro”, destacou o palestrante.

Mundos Possíveis
Em sala de aula, os estudantes do 6º ano realizaram atividades orientados pelo tema Mundos Possíveis, produzindo maquetes e cartazes que representavam metrópoles ecologicamente sustentáveis. O 7º ano trouxe o Frankenstein Biológico, criação e adaptação de seres vivos em ambientes específicos.
Os alunos do 8º e 9º ano destacaram no trabalho Pegada Ecológica e Energia questões como a reciclagem do lixo, o consumo consciente e o uso de fontes alternativas de energia. “Meu grupo fez uma maquete explicando como funciona uma usina de energia nuclear. Aprendemos que esse tipo de energia é uma das mais limpas que existe, no entanto, a forma como ela é utilizada oferece riscos ao meio ambiente”, comenta Luiz Carlos de Castro, aluno do 9º ano do Objetivo Teodoro.
A exposição dos trabalhos marcou o encerramento da Semana, que proporcionou a oportunidade de refletir e discutir sobre esse fato tão recorrente e de suma importância para a humanidade.
Segundo o coordenador de Ciências do Ensino Fundamental 2, José Alencar, a proposta da Semana de Geociências tem sido muito bem recebida pelos estudantes. “Percebemos que a maioria dos alunos desenvolveu os trabalhos com afinco e participou dos debates com muita atenção.”

Clique aqui para assistir a palestra “Três Registros Ecologicos”, com o prof. Tom

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.