7 de dezembro

  • Dia do Casal
Falecimento
Outros fatos


1848 — Morre Martins Pena

Luiz Carlos Martins Pena, nascido no Rio de Janeiro em 5 de novembro de 1815, é considerado o fundador da comédia de costumes do teatro brasileiro. Patrono da cadeira número 29 da Academia Brasileira de Letras, escrevia, em sua maioria, sobre problemas familiares, casamentos, heranças etc.

 

Estudou arquitetura, desenho, música, línguas, história, literatura e teatro na Academia de Belas Artes. Trabalhou no Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 1838 e 1847. Escreveu críticas teatrais e folhetins no Jornal do Commercio entre 1846 a 1847.

 

Entre suas obras estão: O Juiz de Paz na Roça, Judas em Sábado de Aleluia, Os Irmãos das Almas, Quem Casa Quer Casa e O Noviço. Todas vêm sendo encenadas desde o século XIX e algumas foram adaptadas para televisão. Martins Pena faleceu em 7 de dezembro de 1848, em Lisboa, Portugal.


1941 — Japão ataca base americana em Pearl Harbour

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a relação entre os Estados Unidos e o Japão ficou abalada devido à disputa por territórios, pois os dois países desejavam incluir a China entre suas possessões.

 

Em 1941, os Estados Unidos mandaram bloquear os bens japoneses nas Américas, inclusive o petróleo. Em contrapartida, o governo japonês autorizou o ataque às bases americanas de Pearl Harbour, no Havaí. A ofensiva, ocorrida em 7 de dezembro, resultou em mais de mil mortes. No dia seguinte, os Estados Unidos declararam guerra ao Japão. Esse fato logo dividiu o mundo em dois blocos: os Aliados (entre eles Grã-Bretanha, França, China, EUA e União Soviética) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão, entre outros).

 

Em 6 de agosto de 1945, os americanos lançaram sobre Hiroshima a bomba atômica; três dias depois, outra bomba foi jogada, dessa vez em Nagasaki. Após a morte de mais de 130 mil japoneses, o Japão assinou as condições de rendimento impostas por seus oponentes.