Compositor e pianista, o maestro russo Sergei Vasilievich Rachmaninoff foi autor de quatro concertos para piano, três sinfonias, duas sonatas para piano e uma para coral, além de várias músicas. Um de seus trabalhos mais famosos é a Rapsódia sobre um tema de Paganini, que posteriormente tornou-se trilha sonora do filme Em algum lugar do passado (1980).
Rachmaninoff compôs também canções para voz e piano, muitas delas inspiradas em trabalhos de Tolstói, Puchkin, Goethe, Tchekov, entre outros.
Moshe Shagal, que teve o nome traduzido para o francês — Marc Chagall —, nasceu no dia 7 de julho de 1887, em Vitebsk, numa província ocidental da Rússia czarista, a atual Bielorrússia. Filho de uma família humilde, mais tarde Chagall adotaria sua cidade natal como fonte de inspiração para suas obras de arte.
Religião e carreira foram fatores conflitantes na vida de Chagall. Como um judeu, ele deveria ficar limitado a guetos e não poderia pintar imagens. Entretanto, conseguiu driblar as regulamentações e foi estudar em São Petersburgo, em 1907.
Viajou para Paris e, antes de instalar residência fixa na França, fez uma visita à Rússia, em 1914. No mesmo ano, estourou a Primeira Guerra Mundial, que o impediu temporariamente de voltar à capital francesa. Em 1915 casou-se com Bella Rosenfeld e dedicou seu amor à esposa a cada trabalho realizado. Trabalhou no Departamento de Economia de Guerra da Rússia, permanecendo no país por oito anos.
Chagall ganhou reputação de ilustrador quando se mudou para a França para ilustrar, a pedido do comerciante francês Ambroise Vollard, a novela russa Almas mortas, de Nikolai Gógol. Paralelamente, continuou com sua carreira de pintor.
Em 1937, naturalizou-se francês, mas logo o privilégio foi revogado, devido à Segunda Guerra Mundial, ocasião em que a França foi derrotada. Foi preso em 1941 e logo libertado, com a intervenção norte-americana. Atormentado, principalmente pela morte de sua esposa, ocorrida em 1944, exilou-se nos Estados Unidos. Voltou à França em 1948 e casou-se com Valentine Brodsky em 1952.
Os últimos anos de Marc Chagall foram dedicados à criação de vitrais e painéis para a decoração de edifícios públicos localizados em diversos países. Há obras de sua autoria no parlamento de Jerusalém, na Ópera de Paris e no Metropolitan Opera House, em Nova York, entre outros locais.
Morreu em 28 de março de 1985, com 97 anos.