Encontro Pedagógico

São Paulo, maio de 2021

Aos senhores coordenadores

REF.: ENCONTRO PEDAGÓGICO ON-LINE 2 – 29/5/2021

O constante aprimoramento dos educadores é condição imprescindível para uma educação de qualidade. Por isso, nossos especialistas prepararam um programa de cursos para o Encontro Pedagógico On-line que será realizado no dia 29/5, das 9h às 13h20, no site http://encontropedagogico.objetivo.br/.
Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 0800-7702117.

PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO:

  • As inscrições dos interessados deverão ser feitas a partir do dia 10/5, pela unidade, e vão até as 18h do dia 27/5, no site http://encontropedagogico.objetivo.br/.
  • Para efetuar a inscrição dos professores, a escola deve usar o mesmo login e senha usados para o acesso à Central de Sistemas.
  • Os professores participantes devem optar por apenas um curso, que será ministrado das 9h às 12h.
  • Os orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos poderão optar pelo curso de gestão ou por até três palestras, que ocorrerão das 9h às 13h20.
  • Após a inscrição ser devidamente efetivada pela escola, o participante receberá em seu e-mail pessoal o link de acesso para o curso, bem como os pré-requisitos para a sua participação.
  • É fundamental que as inscrições, realizadas pelas unidades, sejam preenchidas até o final para que sejam validadas. Também é muito importante que no ato da inscrição os dados dos participantes estejam corretos e atualizados; caso contrário, eles não receberão por e-mail a confirmação com o acesso.
  • É aconselhável, para melhor aproveitamento do curso, que todos os participantes tenham em seus dispositivos a versão atualizada da plataforma Zoom. Pedimos que, preferencialmente, usem um computador, porque os celulares não oferecem tantos recursos.

Cursos
Professores da Educação Infantil ao Ensino Médio

Disciplina(s) N.º do curso Público-alvo Professores de Título / Síntese
Mediação, Aprendizagem e Desenvolvimento 1A Educação Infantil 1,
fase 1
Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Como contribuir para a construção do conhecimento?
Como a criança de 2 a 6 anos constrói seu conhecimento e qual é o papel do adulto/professor nessa construção? Essas são questões que nortearão este curso, pensando no adulto, na criança e na realidade que os cerca.
1B Educação Infantil 1,
fase 2
1C Educação Infantil 2
1D Educação Infantil 3
2 1.º ano do Ensino Fundamental
Imagens, Sons e Palavras (Música) 3 Educação Infantil e
1.º ano do Ensino Fundamental
A música no universo on-line
O professor vivenciará as possibilidades de trabalhar a música dentro do universo on-line, utilizando um conjunto de atividades, bem como estimulando o aprendizado, a criatividade e a imaginação.
Imagens, Sons e Palavras (Arte) 4 Educação Infantil e
1.º ano do Ensino Fundamental
A arte na Educação Infantil e as novas mídias
Este curso propõe ampliar a visão da arte na Educação Infantil, explorando as novas mídias e suas possibilidades criativas no contexto escolar.
Percepção e Ação (Educação Física) 5 Educação Infantil e
1.º ano do Ensino Fundamental
Coordenação motora global e fina
Primeira parte:
Conversaremos sobre coordenação motora global e fina, sua importância, benefícios, a relação do tema com as atividades físicas e com a leitura e a escrita.
Segunda parte:
Falaremos sobre as bases motoras da coordenação motora global e fina, como elas evoluem nas crianças, além das atividades que podem auxiliar nesse processo. Assim, há a possibilidade de os professores desenvolverem um olhar diferenciado para essa capacidade, proporcionando aos alunos novas e ricas experiências.
Tecnologias Educativas
Interdisciplinaridade com História e Geografia do Ensino Fundamental do 2.º ao 5.º ano
6 Educação Infantil 2 e 3 e Ensino Fundamental do 1.º ao 5.º ano História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes
A ressignificação da prática pedagógica no ensino híbrido, diante da ubiquidade das tecnologias digitais, apresenta uma nova ecologia de aprendizagem. Nesse contexto, o curso promoverá a reflexão dessa prática e oportunizará o contato com experiências que se configuram como recursos de personalização da aprendizagem dos objetos de conhecimento, visando ao desenvolvimento, nos alunos, de uma postura colaborativa, criativa e com foco na construção do conhecimento, para que atuem em um mundo contemporâneo em constante mudança.
Inglês 7 Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1.º ao 5.º ano 2021 - collaborative paths in challenges of teaching
Uma geração que já nasce conectada à tecnologia não pode prescindir da importância das relações interpessoais que orientam o desenvolvimento das habilidades específicas próprias do ensino da língua inglesa. Com a finalidade de alinhar as práticas pedagógicas da área a esse novo momento, compartilharemos estratégias que potencializam a qualidade das experiências vivenciadas pelos alunos, tornando o contato com a língua ainda mais prazeroso e significativo.
Língua Portuguesa 8 Ensino Fundamental do 2.º ao 5.º ano Literatura infantil no contexto escolar: a mediação como lugar de encontro entre leitores
O curso pretende inspirar um novo olhar a respeito das práticas de mediação de leitura literária tradicionalmente aplicadas no contexto escolar. Para tanto, evidenciaremos o papel determinante do mediador – curador – de leitura, que faz uma “ponte” no encontro do leitor com o livro, valorizando experiências estéticas essenciais para o desenvolvimento da competência leitora.
Os itinerários de leitura propostos estarão ancorados no potente fascínio exercido pelos livros ilustrados, bem como em obras que, fundadas na ficção, provocam olhares plurais para o mundo, expandindo, assim, o domínio e o pleno exercício da linguagem.
Pedimos que “entre nessa roda” com um livro de literatura infantil em mãos. Escolha uma obra que, por qualquer razão, tenha um significado especial para você.
Matemática 9 Ensino Fundamental do 2.º ao 5.º ano Trabalhando a importância da ação pedagógica reflexiva e mediadora na construção de ambientes matemáticos estimulantes
O curso tem como objetivo propor aos educadores da disciplina atividades e ações mediadoras que encorajem os estudantes a raciocinar, compartilhar saberes, bem como utilizar métodos e caminhos próprios na elaboração e resolução das propostas matemáticas trabalhadas.
História e Geografia
Interdisciplinaridade com Tecnologias Educativas da Educação
Infantil 2 e 3 e Ensino Fundamental do 1.º ao 5.º ano
10 Ensino Fundamental do 2.º ao 5.º ano História, Geografia e Tecnologias Educativas: as novas interfaces da prática pedagógica conectadas aos saberes
A ressignificação da prática pedagógica no ensino híbrido, diante da ubiquidade das tecnologias digitais, apresenta uma nova ecologia de aprendizagem. Nesse contexto, o curso promoverá a reflexão dessa prática e oportunizará o contato com experiências que se configuram como recursos de personalização de aprendizagem dos objetos de conhecimento, visando ao desenvolvimento, nos alunos, de uma postura colaborativa, criativa e com foco na construção do conhecimento, para que atuem em um mundo contemporâneo em constante mudança.
Ciências 11 Ensino Fundamental do 2.º ao 5.º ano Ciências da Natureza - A BNCC e a inclusão das competências socioemocionais como metas a serem trabalhadas com os alunos em todas as áreas do conhecimento
Com o intuito de abordar com os professores a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais em sala de aula, com ênfase na BNCC, o curso apresentará os principais eixos da inteligência emocional, utilizando pontos de vista de diferentes autores e as possibilidades de aplicação e estímulo dessas competências em sala de aula.
Música 12 Ensino Fundamental do 2.º ao 5.º ano Caminhos da educação musical ativa – explorando os novos materiais didáticos
Com o compromisso de promover a educação musical ativa, serão vivenciadas atividades como: apreciação musical e ampliação de repertório, improvisação e criação, movimento, escrita e registro, teoria musical, canto e prática instrumental, todas presentes no novo material didático.
Arte 13 Ensino Fundamental do 2.º ao 5.º ano Grafismo: uma arte nas diferentes manifestações artísticas
A linha é dinâmica, tem movimento, ritmo, direção; cria e recria, constrói formas e percurso. O curso pretende, por meio de oficinas, explorar o grafismo na linguagem do desenho e da dança.
Educação Física 14 Ensino Fundamental do 2.º ao 9.º ano
e Ensino Médio
Gamificação na Educação Física escolar
A Educação Física do Colégio Objetivo já utiliza a gamificação como ferramenta educacional através de diversos recursos. Neste momento de desafios e novos paradigmas na educação, seu uso aparece como um excelente instrumento. Pensando nas metodologias ativas de aprendizagem, a gamificação pode ser considerada uma das estratégias mais eficazes, potencializando o aprendizado, facilitando sua assimilação e proporcionando engajamento dos alunos com os conteúdos estudados.
Pode ainda desenvolver competências socioemocionais, que se atrelam ao processo de ensino-aprendizagem, através da socialização, competição e, obviamente, do desejo de ser recompensado por uma tarefa desenvolvida.
Língua Portuguesa 15 Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano Descomplicando o uso das tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa
A atual geração de alunos, nascida na Era dos grandes avanços tecnológicos, chegou aos bancos escolares. Essa geração espera ser surpreendida com uma educação dinâmica, pautada na agilidade que a conectividade criada nos proporciona por meio das tecnologias da informação e da comunicação. À vista disso, o curso abordará importantes tópicos para que o professor de Língua Portuguesa potencialize suas atividades e proporcione aos alunos uma aprendizagem pautada nas competências essenciais do século XXI.
Matemática 16 Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano A Matemática e os desafios do ensino híbrido
Alunos e professores estão cada vez mais conectados às tecnologias digitais, transformando o ambiente escolar em que estão inseridos.
Dessa forma, nosso encontro tem por objetivo apresentar propostas de atividades, por meio de recursos tecnológicos que possam despertar em nossos alunos a curiosidade, autonomia e responsabilidade.
História 17 Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano Ensinar História nos anos 20 do século XXI: da produção do conhecimento ao consumo de temas históricos
A segunda década do século XXI vem marcada por questões no ensino de História que não são novas, mas se apresentam de modo enfático.
Do ponto de vista da produção do conhecimento, todas são relativas ao vínculo entre produção histórica e memória, destacando-se:
a) os diferentes revisionismos;
b) a ampliação do interesse e valorização de temas históricos relacionados à identidade de grupos étnicos subjugados, como uma forma de luta contra a dominação.
Do ponto de vista do consumo de temas históricos, destacam-se:
a) as diferentes linguagens e as formas de narrar a história, por meio de memes, jogos e outros;
b) as disputas por narrativas versus ignorância do conhecimento historicamente acumulado.
Geografia 18 Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano A linguagem cartográfica e a construção do raciocínio geográfico
O objetivo principal deste curso é desenvolver e valorizar a linguagem cartográfica e as representações espaciais presentes em nosso material, reconhecendo sua relevância para a explicação dos fenômenos e processos geográficos, as potencialidades metodológicas e a necessidade de dialogar com estratégias inovadoras durante o processo de ensino- aprendizagem, baseando-se em contribuições recentes do campo científico.
Ciências 19 Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano Como as pessoas aprendem e as transformações que a vida moderna está fazendo em nossos esqueletos
Este Encontro Pedagógico será desenvolvido em duas etapas: na primeira, daremos uma noção dos processos cognitivos, principalmente no que se refere à decodificação e transmissão de informações pelos neurônios, bem como suas respectivas funções e comportamentos; na segunda apresentação, discutiremos alterações na estrutura óssea dos seres vivos, principalmente dos humanos, e suas possíveis causas.
Inglês 20 Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano When times are hard and life gives you lemons, make a lemonade. Yes, you can!
A língua inglesa, considerada língua franca pela BNCC, proporciona inúmeras oportunidades para acompanharmos e interagirmos com o mundo globalizado. A pandemia pela qual passamos nos mostrou que sermos polivalentes e estarmos sempre prontos para aprender e inovar é fundamental na carreira de um educador “antenado”. Desejamos, então, compartilhar ideias e experiências que nos fizeram chegar até o aluno de maneira eficiente, moderna e atualizada. Superação foi a palavra de ordem. Qualquer atividade pode ser feita. Basta criatividade e vontade. Join us!!
Arte 21 Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – Revisão e preparação para 2022
Este curso apresentará elementos que possibilitem revisar a Semana de Arte Moderna de 1922 às vésperas de seu centenário, considerando seus precedentes, o que nela aconteceu e os desdobramentos na arte e na cultura nacional e internacional.
Laboratório de Programação e Robótica 22 Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano
e Ensino Médio
Olimpíadas e maratonas de programação
As olimpíadas científicas são competições cujo objetivo é incentivar a participação dos estudantes nas carreiras científicas e tecnológicas, bem como encontrar talentos nas diversas áreas do conhecimento. Na área de programação de computadores, a mais conhecida é a Olimpíada Brasileira de Informática – OBI. O objetivo deste curso é apresentar essa olimpíada, mostrar alguns resultados, ensinar conceitos básicos e dicas das linguagens de programação C++ e Python, demonstrar, na prática, maneiras de solucionar problemas dessa modalidade e, por fim, como criar minimaratonas de programação.
Português 23 Ensino Médio Itinerários formativos de Língua Portuguesa: adaptações, flexibilidade e desenvolvimento contínuo
O curso tem como objetivo apresentar as propostas de Itinerários Formativos para a 1.ª série do Ensino Médio e formas de aplicação, dicas e soluções para aulas on-line. As orientações estão voltadas, portanto, para a melhor forma de atendimento ao aluno e à adaptação que o professor poderá realizar de acordo com as condições disponíveis. Nesse sentido, a apresentação do conteúdo do curso visa ao desenvolvimento de todos os envolvidos no processo de aprendizagem.
Matemática 24 Ensino Médio Educação financeira no Ensino Médio
O curso abordará a implantação da educação financeira no Ensino Médio, ressaltando que esse projeto já é desenvolvido no Sistema Objetivo no segmento do Ensino Fundamental e, assim, terá sua continuidade por meio dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio.
Neste curso, também apresentaremos propostas de abordagens teóricas, práticas e de sistemas de avaliações, tendo em vista a preparação da nossa juventude para as práticas financeiras cotidianas.
Geografia 25 Ensino Médio O Estatuto das Cidades e o Plano Diretor: instrumentos da urbanização brasileira
A urbanização brasileira é marcada pela segregação socioespacial devido ao macrocefalismo das cidades. Aprovado em 2001, o Estatuto da Cidades oferece instrumentos para ordenar o Plano Diretor no espaço urbano do país. Diante do cenário contemporâneo das cidades, o curso pretende apresentar os instrumentos urbanísticos no planejamento urbano para viabilizar uma “cidade para todos”, de tal forma que o professor possa discutir suas realidades em sala de aula sobre o espaço urbano em que seu aluno vive.
História 26 Ensino Médio História em 2021: desafios e perspectivas – o Novo Ensino Médio e o apoio para as Olimpíadas de História
O curso procura analisar as diversas relações didáticas para a realização das aulas híbridas de História no Ensino Médio em 2021, sanando dúvidas e esclarecendo todas as possíveis abordagens presentes nosso material. Ao mesmo tempo, visa estabelecer uma significativa troca de experiências sobre as propostas do Novo Ensino Médio (e a BNCC) e os Itinerários Formativos. Para contribuir com a discussão e a formação dos professores, vamos explorar também as possibilidades de aprendizado com as Olimpíadas de História.
Biologia 27 Ensino Médio Ensinando a aprender Biologia
Apresentar ao professor mecanismos analógicos e digitais para auxiliar seus alunos a criarem autonomia na busca e consolidação de conceitos, compreendendo as bases neurológicas nos processos de aquisição, compreensão e prática do conhecimento.
Química 28 Ensino Médio Química e gastronomia: como um cozinheiro pode auxiliar o professor na sala de aula
O Encontro será dividido em duas partes: na primeira, serão discutidos temas relacionados ao material didático: elaboração, utilização e adequação das aulas, de acordo com as características da escola conveniada. Além disso, será apresentada e discutida com os participantes uma aula dos Itinerários Formativos de 2021, componente do Novo Ensino Médio.
Na segunda parte, serão apresentadas situações nas quais a química abordada em sala de aula se aproxima das atividades realizadas por um cozinheiro no seu cotidiano. Dessa forma, os participantes terão a possibilidade de enriquecer suas aulas por meio da contextualização, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências durante os três anos do Ensino Médio.
Física 29 Ensino Médio Aulas de Física no mundo digital
O Encontro será dividido em duas partes: na primeira, abordaremos aspectos relacionados ao material didático, como elaboração e adequação das aulas. Apresentaremos e discutiremos a estrutura e a aplicação em aula do Itinerário Formativo de 2021, componente do Novo Ensino Médio.
Na segunda parte, será discutida a utilização das tecnologias, tanto nas aulas digitais como nas aulas híbridas, com exemplos e suas possíveis aplicações em atividades propostas no material.
Inglês 30 Ensino Médio A tecnologia e os conhecimentos linguísticos
O curso tem como prioridade ampliar o conhecimento da língua inglesa utilizando as ferramentas eletrônicas.
Assim, serão apresentadas orientações e sugestões para um enriquecimento não apenas cultural, mas também tecnológico.
Filosofia e Sociologia 31 Ensino Médio Sociologia, filosofia e tecnologia: caminhos e reflexões
Os homens inventam as ferramentas e as ferramentas reinventam os homens. (Marshall McLuhan)
A tecnologia continuará sendo, mesmo após a pandemia, um instrumento de trabalho do professor. Há um namoro cheio de conflitos entre a educação e a tecnologia, esta última tão inserida no cotidiano de nossos alunos.
O Encontro abordará o tema em dois momentos:
a) a tecnologia como apoio didático, em que analisaremos as possibilidades, implicações e caminhos para o seu uso;
b) o olhar que a filosofia e a sociologia debruçam sobre as questões da tecnologia, quando abordaremos, com base em uma visão crítica, as transformações sociais no contexto da revolução tecnológica.
Espanhol 32 Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano
e Ensino Médio
A sala de aula invertida e o ensino híbrido na aprendizagem de espanhol
Com o auxílio dos materiais digitais e físicos oferecidos, pretendemos estimular a integração entre a educação presencial e a educação on-line.
Usaremos os recursos do portal, videoaulas e áudios, bem como exploraremos os museus virtuais, promovendo a interação entre os alunos e esses recursos. Por fim, a partir deles, desenvolveremos simulados e questionários para avaliação.
Projeto de Vida 33 Ensino Médio Projeto de vida: aprofundando alguns temas e o contexto do ensino híbrido
Abordaremos alguns temas pertinentes ao Projeto de Vida, como moral e ética, altruísmo, felicidade, virtudes e forças de caráter. Trataremos também do tema das soluções técnicas para o ensino híbrido dentro do Projeto de Vida.
Oficina da Arte 34 Ensino Médio Arte multimídia: educação contemporânea
A arte digital é o novo conceito da arte na educação. Neste momento de transformações sociais e existenciais, a arte digital se faz valer nos ambientes gráficos. Tem como proposta criar trabalhos artísticos multimidiáticos, por meio de recursos como softwares e hardwares na tela do computador. Determinados trabalhos podem ser impressos em 2D e 3D e apreciados em exposições. Esse tipo de expressão artística já se tornou o novo universo da arte. A arte digital pede licença para entrar nas escolas, tendo como objetivo entender os novos rumos da arte contemporânea.

Coordenadores da Educação Infantil ao Ensino Médio

N.º do curso Título / Síntese
35 Coordenação em foco
Aprendemos ativamente desde o nascimento. A vida é um processo de aprendizagem ativa, de enfrentamento, de desafios cada vez mais complexos. Este curso trará uma visão geral do trabalho do coordenador pedagógico no desenvolvimento escolar, abordando a importância da rotina, das atividades formativas e do projeto de gestão da aprendizagem, de forma ativa, dinâmica e atualizada, considerando o novo contexto educacional.

Palestras Gestores

N.º do curso Título / Síntese
36 Ensino híbrido – experiências e possibilidades
A pandemia do coronavírus trouxe uma certeza: a escola será, daqui em diante, híbrida. Isso exige que se inaugurem novas formas de ensinar e aprender, tendo como ponto de partida tudo o que construímos até aqui. Discutir de que forma podemos nos preparar para isso é o objetivo desta palestra.
Participação: prof.ª Sonia Bercito
Horário: das 9h às 10h20
37 Gestão escolar eficaz em tempos de crise. Onde estamos e para onde vamos?
Neste momento de crise econômica, decorrente da pandemia da covid-19, muitas escolas estão se deparando com diversos problemas, além da necessidade de melhorar sua comunicação, revendo estratégias de retenção de alunos e reduzindo despesas para continuar desempenhando suas atividades.
Diante disso, vamos abordar como o gestor pode trazer os aprendizados dos efeitos dessa crise e planejar uma escola mais forte para o futuro.
Trataremos dos seguintes temas:
1. Quais aprendizados ficaram para os gestores escolares durante a crise?
2. O método que a crise nos ensinou.
3. As bases de uma gestão escolar eficaz.
4. Três princípios de um gestor eficaz.
5. Onde estávamos ontem, onde nos encontramos hoje e para onde desejamos ir? (Ferramenta de planejamento estratégico)
Participação: prof. Leandro Mariano Pereira
Horário: das 10h30 às 11h50
38 “Crescer dói. Mas vai valer a pena!"
Faremos uma reflexão acerca da construção de uma parceria sólida entre a escola e as famílias, em busca de um futuro próspero e brilhante para os estudantes.
Trataremos do apoio, reciprocidade e responsabilidade compartilhada, consagrando uma aliança perfeita entre a escola, os estudantes e suas famílias...
Participação: prof.ª Silvia Helena R. Hernandes
Horário: das 12h às 13h20

Requisitos para a Participação:
Seguem algumas solicitações para os participantes de cursos específicos. Favor consultá-las.

Cursos Requisito(s) para o professor inscrito
Música – Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental – curso 3 Instrumentos musicais, como tambor, chocalho, pandeiro, clava, meia lua, ukulele, violão etc.
Arte – Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental – curso 4 Materiais recicláveis, caso tenha em casa.
Celular, lanterna (ou qualquer fonte de luz), papel celofane, folhas de sulfite, papel canson, lápis de cor, tinta e pincéis
Educação Física – Educação Infantil e
1.º ano do Ensino Fundamental – curso 5
Roupas para a prática esportiva
Diversas tampinhas (independentemente de cores e tamanhos) Pregadores
Tecnologias Educativas – Educação Infantil 2 e 3 e Ensino Fundamental do 1.º ao 5.º ano – curso 6
História e Geografia – Ensino Fundamental do 2.º ao 5. o ano – curso 10
Ter uma conta no Gmail e um pen-drive.
Música –
Ensino Fundamental do 2.º ao 5.º ano – curso 12
Flauta doce soprano (germânica ou barroca).
Arte – Ensino Fundamental do
2.º ao 5.º ano – curso 13
Papel sulfite, papel canson, lápis grafite, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, borracha, apontador, tesoura, cola, giz pastel seco (ou giz de cera), fita-crepe, tinta guache, pincéis (ou cotonete, algodão, esponja), copos e pratos descartáveis, papel toalha, recipientes para misturar tintas, panos para limpeza, recipientes com água e telefone celular.
Arte – Ensino Fundamental do
6.º ao 9.º ano – curso 21
• Artes Integradas: aplicativo FlipaClip para desenho animado instalado no celular
• Artes Visuais: estojo escolar com tesoura, material para desenhar e colorir a seco
• Artes Visuais, Literatura e Música: folhas de papel para anotação
• Música e Literatura: aplicativo para gravar sons instalado no celular
• Música: qualquer embalagem (sucata) que possa se transformar em instrumento musical de percussão (bater para vibrar)
Textos na área do Encontro Pedagógico no Portal Objetivo.
Laboratório de Programação e Robótica –
Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano e Ensino Médio – Curso 22
É aconselhável, para melhor aproveitamento do curso, que todos os participantes tenham em seus dispositivos a versão atualizada da plataforma Zoom. Pedimos que, preferencialmente, usem um computador, porque os celulares não oferecem tantos recursos.
Biologia – Ensino Médio – curso 27 Preferencialmente, estar com dois dispositivos (computador e celular)
Física – Ensino Médio – curso 29 Cadernos do professor da 1.ª, 2.ª e 3.ª séries
Inglês – Ensino Médio – curso 30 Ter em mãos os arquivos (textos) disponibilizados na inscrição
Cursos Requisito(s) para o professor inscrito
Espanhol – Ensino Fundamental do
6.º ao 9.º ano e Ensino Médio – curso 32
Caderno do 1.º bimestre – Ensino Fundamental 2 – 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos Caderno do 1.º bimestre – Ensino Médio – 1.ª, 2.ª e 3.ª séries

Informações Gerais:

  • Início dos cursos: às 9h

Observação: haverá um intervalo de 10 minutos entre as palestras.

Cordialmente, Apoio Pedagógico